logo Radioagência Nacional
Saúde

Chega hoje novo lote de IFA para 10 milhões de doses Astrazeneca

Outros lotes de insumos estão previstos para o mês de agosto
Baixar
Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional
17/07/2021 - 12:50
Brasília
Vacinação contra a covid-19
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais uma remessa de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que é a matéria prima para produzir as vacinas contra a covid-19, deve chegar neste sábado (17), ao Rio de Janeiro. Com esse novo lote, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir 10 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca.

Quase 70 milhões de doses do imunizante já foram entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI), sendo 4 milhões importadas do Instituto Serum, da Índia.

Outros lotes de insumos estão previstos para o mês de agosto, quando a Fiocruz deve concluir a entrega das 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 contratadas com o Ministério da Saúde.

No Brasil, hoje, estão sendo aplicadas 4 vacinas: Coronavac, do Instituto Butantã, Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz, a Pfizer/BioNTech e a Janssen, produzida pela Johnson e Johnson.

Até o momento, o Instituto Butantã já entregou 54 milhões e 100 mil doses da Coronavac. Já a Pfizer, entregou mais de 924 mil doses do imunizante nessa semana. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 16 milhões dessa vacina e a previsão é de mais 15 milhões de doses ainda em julho. Já para a vacina da Janssen, a expectativa é de um total de 38 milhões de doses. A vacina chegou ao país no final de junho, com a entrega de 1 milhão e meio de doses. Outras 1 milhão e 800 mil devem chegar entre julho e agosto.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 83 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose ou a dose única de alguma vacina contra covid-19.

Mais de 31 milhões já estão 100% imunizadas com as duas doses. Cerca de 147 milhões de doses de imunizantes já foram entregues pelo governo federal aos estados, municípios e Distrito Federal.

x