Chega hoje novo lote de IFA para 10 milhões de doses Astrazeneca

Outros lotes de insumos estão previstos para o mês de agosto

Publicado em 17/07/2021 - 12:50 Por Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais uma remessa de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que é a matéria prima para produzir as vacinas contra a covid-19, deve chegar neste sábado (17), ao Rio de Janeiro. Com esse novo lote, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir 10 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca.

Quase 70 milhões de doses do imunizante já foram entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI), sendo 4 milhões importadas do Instituto Serum, da Índia.

Outros lotes de insumos estão previstos para o mês de agosto, quando a Fiocruz deve concluir a entrega das 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 contratadas com o Ministério da Saúde.

No Brasil, hoje, estão sendo aplicadas 4 vacinas: Coronavac, do Instituto Butantã, Astrazeneca, da Fundação Oswaldo Cruz, a Pfizer/BioNTech e a Janssen, produzida pela Johnson e Johnson.

Até o momento, o Instituto Butantã já entregou 54 milhões e 100 mil doses da Coronavac. Já a Pfizer, entregou mais de 924 mil doses do imunizante nessa semana. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 16 milhões dessa vacina e a previsão é de mais 15 milhões de doses ainda em julho. Já para a vacina da Janssen, a expectativa é de um total de 38 milhões de doses. A vacina chegou ao país no final de junho, com a entrega de 1 milhão e meio de doses. Outras 1 milhão e 800 mil devem chegar entre julho e agosto.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 83 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose ou a dose única de alguma vacina contra covid-19.

Mais de 31 milhões já estão 100% imunizadas com as duas doses. Cerca de 147 milhões de doses de imunizantes já foram entregues pelo governo federal aos estados, municípios e Distrito Federal.

Edição: Nádia Faggiani/Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo