Covid: grávidas e puérperas em Pernambuco receberão 2ª dose da Pfizer

Publicado em 28/07/2021 - 12:50 Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária de Recife - Pernambuco

Duas mil, seiscentas e nove gestantes e puérperas pernambucanas que receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 da farmacêutica AstraZeneca devem completar o esquema vacinal  preferencialmente com o imunizante da Pfizer/Biontech. A recomendação partiu do Ministério da Saúde e foi confirmada pelo Comitê Técnico para Vacinação do estado.

De maneira geral, as vacinas conta o novo coronavírus não são intercambiáveis. Mas estudos recentes aprovados pela Anvisa apontaram que a combinação do imunizante de vetor viral da AstraZeneca com a vacina de RNA mensageiro da Pfizer teve um efeito significativo na imunidade, o que garante maior tranquilidade para seguir a nova recomendação.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância de que todas as gestantes e puérperas busquem essa segunda dose no prazo correto, por entender que elas são consideradas grupo de risco para o agravamento da covid-19.

A suspensão do uso da vacina AstraZeneca em gestantes ocorreu em maio quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi notificada da morte de uma mulher grávida já vacinada.

Desde a publicação da decisão da Anvisa, Pernambuco tem imunizado gestantes e puérperas exclusivamente com a vacina da Pfizer.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo
Saúde

Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

Baixar arquivo
Saúde

Média móvel de mortes por covid diminui, mas ainda é de 510 óbitos

Mais de 142 milhões de brasileiros acima de 18 anos, o que corresponde a mais de 90% dos adultos do país, estão vacinados com ao menos uma dose de vacina contra a Covid-19. A imunização completa, com as duas doses ou dose única, alcançou mais de 50% do público-alvo. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lançado no Rio o projeto de recuperação da mata ciliar do Rio Guandu

Um projeto para recuperação da mata ciliar do Rio Guandu, que corta 15 municípios do estado, foi lançado pela  Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, nesta terça-feira. A ação celebra o  Dia Mundial da Árvore, e prevê o plantio de 1 milhão de árvores em até cinco anos.

Baixar arquivo