Estudo aponta que 2ª dose da AstraZeneca não aumenta risco de trombose

Publicado em 28/07/2021 - 21:16 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A segunda dose da vacina da AstraZeneca não aumenta a chance de ter a forma rara de trombose identificada em alguns pacientes. O estudo foi feito pela própria AstraZeneca e publicado nessa quarta-feira, pela conceituada revista científica The Lancet.

De acordo com a pesquisa, a taxa de pessoas que desenvolveram a síndrome após a segunda dose ficou em 2,3 por milhão de vacinados. Na primeira dose, esse índice é de 8,1 por milhão. A conclusão é que a chance de uma pessoa ter esse tipo de trombose depois da segunda dose da vacina é a mesma de uma pessoa que não tomou o imunizante.

Os primeiros casos de trombose associada à vacina desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e pela universidade inglesa de Oxford foram confirmados no mês de abril. O efeito colateral, quando apareceu, foi verificado nos primeiros 14 dias após cada dose.

Os pesquisadores reforçam que a vacina da AstraZeneca é segura e eficaz, inclusive contra as variantes do coronavírus. E que as pessoas devem procurar o médico após verificar qualquer reação inesperada.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS monitora quase 30 novas suspeitas de varíola dos macacos

Depois de confirmar mais de 90 casos de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde monitora quase 30 novas suspeitas da doença endêmica, sem registro de mortes. Segundo a entidade, a situação está em evolução e deve haver mais casos identificados.

Baixar arquivo
Economia

Crise econômica afeta mercado imobiliário no país

Os lançamentos imobiliários foram reduzidos em 42,5% e a oferta final em 7,6% no primeiro trimestre de 2022. Os números são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Baixar arquivo
Economia

Mourão diz que há espaço para comércio com a China crescer ainda mais

Aumentar o valor agregado dos três produtos brasileiros mais exportados para a China: petróleo, minério de ferro e soja. Esse é um dos objetivos do governo brasileiro anunciado nesta segunda-feira (23) pelo vice-presidente Hamilton Mourão.

Baixar arquivo
Geral

São Paulo: atividade conscientiza sobre risco de dirigir embriagado

Em São Paulo, uma atividade utilizando um simulador de embriaguez busca conscientizar as pessoas sobre o risco de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

Baixar arquivo
Geral

EBC lidera ranking de desempenho de custos entre empresas públicas

Pelo terceiro ano seguido a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) conquistou o primeiro lugar no ranking "Desempenho na Qualidade da Informação de Custos".

Baixar arquivo
Esportes

Na ativa ao 50, Rubinho vibra com filhos mantendo o legado nas pistas

Piloto na F1 por quase 20 anos, veterano segue competindo na Stock Car

Baixar arquivo