Estudo aponta que 2ª dose da AstraZeneca não aumenta risco de trombose

Publicado em 28/07/2021 - 21:16 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A segunda dose da vacina da AstraZeneca não aumenta a chance de ter a forma rara de trombose identificada em alguns pacientes. O estudo foi feito pela própria AstraZeneca e publicado nessa quarta-feira, pela conceituada revista científica The Lancet.

De acordo com a pesquisa, a taxa de pessoas que desenvolveram a síndrome após a segunda dose ficou em 2,3 por milhão de vacinados. Na primeira dose, esse índice é de 8,1 por milhão. A conclusão é que a chance de uma pessoa ter esse tipo de trombose depois da segunda dose da vacina é a mesma de uma pessoa que não tomou o imunizante.

Os primeiros casos de trombose associada à vacina desenvolvida pela farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e pela universidade inglesa de Oxford foram confirmados no mês de abril. O efeito colateral, quando apareceu, foi verificado nos primeiros 14 dias após cada dose.

Os pesquisadores reforçam que a vacina da AstraZeneca é segura e eficaz, inclusive contra as variantes do coronavírus. E que as pessoas devem procurar o médico após verificar qualquer reação inesperada.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Receita paga restituição de lote residual do imposto de renda

Duzentos e oito mil contribuintes recebem nesta quinta-feira (29) o dinheiro do lote residual de restituição do imposto de renda de fevereiro deste ano. No total, devem ser depositados mais de R$ 304 milhões.

Baixar arquivo
Cultura

Inscrições para Rouanet nas Favelas encerram nesta sexta-feira

Serão aceitas somente inscrições das capitais Belém, São Luís, Fortaleza, Salvador e Goiânia, e suas respectivas regiões metropolitanas.

Baixar arquivo
Geral

Taxa de desemprego fica em 7,6% no trimestre encerrado em janeiro

 A população desocupada, ou seja, aqueles em busca de trabalho, chegou a 8,3 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra suspeitos de invadir sede da Polícia Federal

Essas pessoas também são investigadas por dano e incêndio generalizados aos patrimônios público e privado.

Baixar arquivo
Geral

Empresários do DF são presos acusados de financiar o 8 de janeiro

Dois empresários do Distrito Federal foram presos, nesta quinta-feira (29), acusados de financiar e incentivar os atos antidemocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Taxa de juros do consignado do INSS é reduzida para 1,72% ao mês

A justificativa para a redução foi o corte pelo Copom, Comitê de Política Monetária, de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, no fim de setembro.

Baixar arquivo