logo Radioagência Nacional
Saúde

Estudo vai mapear ocorrência de ISTs em gestantes

Maternidades que vão participar da pesquisa já foram escolhidas
Baixar
Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional
06/07/2021 - 13:21
Brasília

Um estudo liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, vai mapear, em gestantes de todo o Brasil, a ocorrência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis, hepatite B e C e HTLV (vírus que atinge as células de defesa do organismo).

Ao todo, serão mapeadas 32 mil mulheres que acabaram de realizar o parto em 224 maternidades em cidades de diferentes tamanhos em todo o país.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a infectologista Eliana Wendland, o estudo será importante para elaboração de políticas públicas que visem diminuir o número de casos dessas doenças. Ela lembra, por exemplo, que há uma epidemia de sífilis no país desde 2016, e os casos da doença alcançaram patamares semelhantes aos da década de 50, antes de sua erradicação.

De acordo com a infectologista, a sífilis pode causar danos cerebrais em bebês, ou mesmo o óbito de recém-nascidos, nos casos mais graves. 

Outra doença que causa preocupação e pouco mapeada no país é o HTLV, que também pode ser passada da gestante para o bebê. Mas, segundo Eliana Wendland, a doença pode apenas se manifestar como uma leucemia quando a criança atinge a maturidade.

As maternidades que vão participar da pesquisa já foram escolhidas. O teste será feito por meio de coleta de sangue, retirado da ponta do dedo. Os primeiros resultados do mapeamento devem ser divulgados no fim do ano.

* Com produção de Joana Lima.

x