Fiocruz desenvolve novo kit de diagnóstico rápido para covid-19

O gasto de operação para realizar o exame também é menor.

Publicado em 08/07/2021 - 21:21 Por Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um kit de diagnóstico para detecção do novo coronavírus, simples, rápido e barato foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz, Universidade Federal e Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions.

A inovação já teve a patente depositada no INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

A técnica utilizada é chamada de RT-LAMP. Em testes de validação, com mais de mil amostras, o novo exame teve precisão equivalente ao RT-PCR, considerado como padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Um dos diferenciais é que o novo teste, segundo os pesquisadores, integra todas as etapas do diagnóstico molecular do vírus.

O custo estimado do kit é de R$ 30, menos de um terço do valor de um RT-PCR. O pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, e coordenador do projeto, André Pitaluga, afirma que esse valor pode ser ainda mais barato.

Ainda segundo o pesquisador, o gasto de operação para realizar o exame também é menor.

A metodologia pode ser aplicada para amostras da garganta, coletadas com um tipo especial de cotonete, conhecido como swab, introduzido no nariz dos pacientes, e também para amostras de saliva, o que simplifica a coleta.

Agora os pesquisadores estão buscando parceiros para a produção e o fornecimento do kit de diagnóstico.

As próximas etapas do projeto devem contemplar também a fabricação industrial e a submissão à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo