OMS já identificou 13 novas variantes do coronavírus

Vacinação e medidas protetivas são cruciais para prevenir contaminação

Publicado em 27/07/2021 - 21:19 Por *Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Organização Mundial da Saúde já identificou 13 variantes do coronavírus. Quatro delas são consideradas “de preocupação”. Entre elas, a variante Delta, que já foi identificada em 124 países, inclusive no Brasil.
 

O infectologista Werciley Júnior é chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele explica que a variante Delta é mais ameaçadora porque se espalha com mais facilidade. Com a primeira cepa do coronavírus uma pessoa doente poderia contaminar de 2 a 3 pessoas, mas com a variante Delta pode chegar até a 12 pessoas.
 

De acordo com o médico, a eficiência das vacinas pode diminuir, dependendo da variante. Mas todos os imunizantes em uso no país evitam que quem pega covid tenha a forma grave da doença. O infectologista Werciley Júnior destacou que é importante tomar a vacina corretamente e manter as medidas de precaução.
 

E a Anvisa teve nesta terça-feira (27) uma reunião com o Instituto Butantan para discutir a apresentação dos dados de imunogenicidade da CoronaVac. A agência reguladora quer saber sobre a capacidade da vacina de estimular a produção de anticorpos no organismo das pessoas e verificar por quanto tempo esses anticorpos permanecem ativos. O Butantan informou que ainda está definindo a metodologia dos testes e que deve apresentar os resultados no menor prazo possível, porém não houve definição de data.
 

*Com colaboração de Grazielle Bezerra.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

RJ vai implantar sistema de câmeras nos uniformes das Polícias

Serão adquiridos, por meio de licitação, 22 mil equipamentos de filmagem que, segundo o governo, além de proteger os servidores em casos de falsas acusações, aumentarão a transparência e a fiscalização das ações policiais. As imagens geradas pelo sistema ficarão armazenadas por até um ano.

Baixar arquivo
Esportes

Fluminense empata com Cuiabá e fica na 8ª posição no Brasileirão

O Fluminense empatou com o Cuiabá nesta segunda-feira (20) por 2 a 2 e, agora, ocupa a oitava colocação do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá está em nono lugar.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil sobe cinco posições no Índice Global de Inovação

O Brasil ocupa a posição 57 no ranking internacional de inovação, entre 132 países. O país subiu cinco lugares em relação ao ano passado no Índice Global de Inovação, IGI. Mas o melhor desempenho foi em 2011, quando ficou em 47°.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios: para Pacheco, valores podem ser renegociados

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse nesta terça-feira (21) que uma solução para os precatórios pode ser permitir que parte dos valores, que ficarão fora do teto de gastos, possam ser negociados de maneiras alternativas.

Baixar arquivo
Política

Bolsonaro abre a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Durante o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (21), em Nova York, nos EUA, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deu destaque a assuntos como pandemia, meio ambiente, investimentos no país e a questões internacionais.
 

Baixar arquivo
Política

Ministro da CGU Wagner Rosário vai a CPI da Pandemia

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, considerou absurda a acusação de que ele teria prevaricado, ou seja, favorecido irregularidades em licitações na área da saúde.

Baixar arquivo