OPAS premia 19 iniciativas de atenção primária na saúde em todo país

Publicado em 16/07/2021 - 16:05 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Dezenove experiências inovadoras de atenção primária na saúde promovidas durante a pandemia da covid-19 foram premiadas nesta sexta-feira (16). A iniciativa é organizada pela Opas, a Organização Panamericana de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Concorreram mais de 1471 práticas realizadas em todo o país.

A atenção Primária na saúde é a principal porta de entrada do cidadão aos serviços do SUS e trabalha principalmente a proteção da saúde, prevenção de doenças e redução de danos, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na saúde coletiva.

Entre as práticas que tiveram êxito, está a de Arapiraca, no estado de Alagoas, de reorganização da atenção primária para atender pacientes da covid-19. Outro premiado foi o município de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso, que organizou e realizou mais de 6 mil teleatendimentos na atenção primária.

Outras iniciativas de destaque vieram de Goiás Velho, que formulou um programa de apoio à saúde mental dos trabalhadores da saúde, e do Rio Grande do Sul, onde os profissionais criaram uma rádio com informações sobre prevenção da covid-19, com transmissão pelo WhatsApp.

O diretor da Opas, James Fitzgerald disse que é importante aumentar os investimentos no Atendimento Primário na Saúde e espera que essas iniciativas inovadoras ganhem escala no Brasil rapidamente.  

A OPAs e o ministério da saúde também organizaram um livro disponível eletronicamente listando e descrevendo as 1471 iniciativas. A publicação ficará disponível no site apsredes.org

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo