Dezenove experiências inovadoras de atenção primária na saúde promovidas durante a pandemia da covid-19 foram premiadas nesta sexta-feira (16). A iniciativa é organizada pela Opas, a Organização Panamericana de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Concorreram mais de 1471 práticas realizadas em todo o país.
A atenção Primária na saúde é a principal porta de entrada do cidadão aos serviços do SUS e trabalha principalmente a proteção da saúde, prevenção de doenças e redução de danos, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na saúde coletiva.
Entre as práticas que tiveram êxito, está a de Arapiraca, no estado de Alagoas, de reorganização da atenção primária para atender pacientes da covid-19. Outro premiado foi o município de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso, que organizou e realizou mais de 6 mil teleatendimentos na atenção primária.
Outras iniciativas de destaque vieram de Goiás Velho, que formulou um programa de apoio à saúde mental dos trabalhadores da saúde, e do Rio Grande do Sul, onde os profissionais criaram uma rádio com informações sobre prevenção da covid-19, com transmissão pelo WhatsApp.
O diretor da Opas, James Fitzgerald disse que é importante aumentar os investimentos no Atendimento Primário na Saúde e espera que essas iniciativas inovadoras ganhem escala no Brasil rapidamente.
A OPAs e o ministério da saúde também organizaram um livro disponível eletronicamente listando e descrevendo as 1471 iniciativas. A publicação ficará disponível no site apsredes.org
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília (DF), 26/10/2023, Prédio da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?snb772)
![Instituto do Câncer Infantil/Divulgação Brasília (DF) 11/05/2024 - Instituto busca crianças com câncer no RS para que tratamento não pare
Foto: Instituto do Câncer Infantil/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Felipe Sampaio/STF Brasília (DF) 21/11/2024 - Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, deixando STF após depoimento.
Foto: Felipe Sampaio/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)