Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Estudo da Fapesp também mostra que vacinas tornam casos menos graves

Publicado em 28/07/2021 - 14:22 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O assunto foi tema de uma entrevista do virologista José Luiz Módena, da Unicamp, a Universidade de Campinas, ao programa Revista Brasil desta quarta-feira (28).

Segundo o virologista, foram analisados dois surtos da variante alfa da covid-19 que contaminaram moradores e funcionários em duas casas de repouso de Campinas, no interior paulista. Houve apenas um óbito, de um idoso de 84 anos com Alzheimer. Os outros infectados, com média de idade acima de 70 anos, tinham tomado uma dose da vacina da AstraZeneca ou as duas da CoronaVac.

José Luiz Módena informou que, ainda segundo o estudo da Fapesp, se as pessoas pararem de utilizar as medidas de prevenção, mesmo depois de vacinadas, a covid-19 seguirá se espalhando. E isso pode causar o surgimento de novas linhagens de vírus entre os vacinados e resultar em outras contaminações, ainda que com menor gravidade. Por isso, o virologista recomenda que todos, mesmo os já vacinados com duas doses, sigam com as medidas de precaução.

O estudo da Fapesp foi publicado na plataforma britânica The Lancet.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Bolsonaro faz discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU

Entre os assuntos que devem ser abordados pelo presidente Jair Bolsonaro está o avanço do Plano Nacional de Imunização, retomada da economia e meio ambiente.

Baixar arquivo
Geral

Governador do Amazonas vira réu por desvio de recursos na pandemia

Denúncia, que foi aceita por unanimidade pelo STJ, acusa Wilson Lima de chefiar uma organização criminosa que teria desviado dinheiro público destinado a compra de respiradores.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Adaptação e acessibilidade conferem inclusão a pessoas com deficiência

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta terça-feira (21), conheça as histórias dos paratletas Evelyn Oliveira e Estevão Lopes, que tiveram a vida transformada pelo esporte.

Baixar arquivo
Saúde

Alzheimer: agência dos EUA aprova uso de novo remédio contra a doença

O medicamento, chamado Aducanumab, teve o uso aprovado pela agência reguladora norte-americana para que sua eficácia clínica seja medida; no Brasil, a liberação ainda aguarda o aval da Anvisa.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inteligência Artificial traz impactos no mundo do trabalho; entenda

Apesar de ter o potencial de substituir ou reduzir a quantidade de mão de obra em determinadas ocupações, os especialistas sugerem que, ao mesmo tempo, a Inteligência Artificial cria novas necessidades no mercado de trabalho. Este é o tema da segunda reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado concurso Prosa de Porteira que valoriza a cultura oral do país

A CNA, em parceria com o Senar, está lançando o concurso Prosa de Porteira. A ideia é valorizar a contação de causo e os aprendizados dessa cultura oral e tão brasileira que está presente em quase toda roda de conversa.

Baixar arquivo