Anvisa prorroga regras especiais para importação de itens contra covid

Publicado em 30/08/2021 - 20:54 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, prorrogou até novembro a validade das regras especiais para a importação de itens considerados prioritários no combate à pandemia. Uma resolução publicada em março pela agência facilita a importação de equipamentos e remédios definidos pela Organização Mundial de Saúde para resposta à covid-19.

O relator da proposta, Alex Campos, defendeu a prorrogação. Ele avaliou que o Brasil ainda vive um cenário de incertezas. Para Campos, o país reduziu o número de óbitos, mas ainda existem dados que mostram um aumento da incidência de novos casos de internações por causa da variante delta.

O diretor Alex Campos afirmou que a resolução se tornou um instrumento importante para evitar um processo de desabastecimento desses remédios. Os demais diretores da Anvisa acompanharam o voto dele.

A medida dispensa a obrigação de regularização sanitária do produto, que será importado em caráter excepcional. E mantém exigências como garantir a qualidade, segurança e eficácia, e realizar o monitoramento do uso do produto no mercado.

Com informações de Jonas Valente, da Agência Brasil.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo