Covid-19 pode se tornar uma doença endêmica, avalia especialistas

É quando o vírus continua circulando em menor escala e sazonalmente

Publicado em 24/08/2021 - 18:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com o avanço da vacinação, especialistas consideram que o mais provável é que a pandemia do novo coronavírus evolua para uma situação de endemia, que é quando o vírus continua circulando em menor escala e de forma sazonal, como acontece com a gripe e o H1N1.

A diretora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e professora de medicina da Universidade Federal de Pelotas, Ana Cláudia Fassa, alerta que a vacinação, apesar de eficiente para prevenir casos graves, não é tão eficiente em evitar casos leves, o que mantém o vírus circulando.

Para a especialista, numa situação endêmica do coronavírus será necessário manter certas medidas preventivas, e aprimorar os serviços de vigilância sanitária e epidemiológica para barrar eventuais novos surtos.

A presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações do Distrito Federal, Cláudia Valente, também acredita que o mais provável é que a pandemia evolua para uma endemia. De toda forma, a especialista acredita que a vacinação em massa trará de volta certa normalidade. Para ela, no mínimo, é necessário que ao menos 90% da população esteja plenamente vacinada.

Os principais fatores apontados pelas especialistas que tornam ainda incerto o futuro da pandemia são: as dúvidas sobre o tempo em que permanece alta a imunidade das pessoas já vacinadas ou que tiveram a doença; a necessidade ou não de uma dose de reforço para o conjunto da população; e o risco de novas variantes resistentes às atuais vacinas.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Rio antecipa imunização de adolescentes

Meninos e meninas de 12 anos e 13 anos vão  poder se vacinar nesta sexta-feira, que antes estava reservada apenas para os meninos de 13.

Baixar arquivo
Saúde

DF anuncia início da vacinação para adolescentes de 12 anos

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que a vacinação para adolescentes com 12 anos deve começar na próxima terça-feira, dia 28.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inteligência artificial: PL deve definir grau de controle estatal

O texto sobre Marco Regulatório para Inteligência Artificial no Brasil tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, ou seja, pode ser pautado no plenário em qualquer momento.

Baixar arquivo
Justiça

Procurador-geral da República Augusto Aras toma posse em novo mandato

Durante o discurso de 20 minutos, Aras criticou o que chamou de criminalização da atividade política e destacou o papel do Ministério Público.

Baixar arquivo
Saúde

Nove em cada dez brasileiros querem tomar vacina contra a covid-19

Nove em cada dez brasileiros já tomaram vacina contra covid-19 ou pretendem se imunizar. É isso o que mostra um estudo com 173 mil pessoas, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz.

Baixar arquivo
Saúde

Chegam em Viracopos mais dois carregamentos de vacina da Pfizer

São dois milhões de doses do imunizante trazidos em dois voos que saíram de Miami na tarde dessa quinta-feira.

Baixar arquivo