Estudo aponta que brasileiros têm mais insônia na pandemia

Cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite

Publicado em 11/08/2021 - 11:41 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dormir nunca foi tarefa fácil para a brasiliense Maurina Nascimento, de 64 anos. A aposentada conta que sofre de insônia há mais de 20 anos, mas que depois da pandemia ficou bem pior. Ela explica que o medo é o que mais incomoda hoje em  dia.

E a Maurina não está sozinha. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros na pandemia. Além disso, cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite. O levantamento ouviu 1.600 pessoas de 24 estados no Brasil, por meio de um questionário virtual. 

A médica e pesquisadora do Instituto do Sono, Helena Hachul, explica que as pessoas estão demorando mais tempo para conseguir pegar no sono, estão acordando mais vezes durante a noite, se queixam de ter pesadelos e se sentem indispostos ao longo do dia. Isso tudo efeito da pandemia. 

De acordo com Helena, as causas da insônia podem ser físicas, como dores ou alguma doença, ou fatores psíquicos como excesso de preocupações, medos e ansiedade, por exemplo.

Mas é preciso ter atenção porque a insônia frequente precisa ser tratada para não trazer danos à saúde. A médica explica quais os sinais de alerta que devemos observar.

Buscar ajuda e ter uma rotina saudável perto da hora de dormir podem contribuir e muito para o sono de qualidade. Helena Hachul explica o que é a higiene do sono e como ela pode ajudar. 

A privação do sono a longo prazo pode trazer inúmeros problemas de saúde, como irritabilidade, falta de memória, diabetes, doenças cardiovasculares e infertilidade. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo