Estudo aponta que brasileiros têm mais insônia na pandemia

Cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite

Publicado em 11/08/2021 - 11:41 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Dormir nunca foi tarefa fácil para a brasiliense Maurina Nascimento, de 64 anos. A aposentada conta que sofre de insônia há mais de 20 anos, mas que depois da pandemia ficou bem pior. Ela explica que o medo é o que mais incomoda hoje em  dia.

E a Maurina não está sozinha. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, revelou que a dificuldade de dormir tem afetado quase 70% dos brasileiros na pandemia. Além disso, cerca de 60% das pessoas acordam mais vezes durante a noite. O levantamento ouviu 1.600 pessoas de 24 estados no Brasil, por meio de um questionário virtual. 

A médica e pesquisadora do Instituto do Sono, Helena Hachul, explica que as pessoas estão demorando mais tempo para conseguir pegar no sono, estão acordando mais vezes durante a noite, se queixam de ter pesadelos e se sentem indispostos ao longo do dia. Isso tudo efeito da pandemia. 

De acordo com Helena, as causas da insônia podem ser físicas, como dores ou alguma doença, ou fatores psíquicos como excesso de preocupações, medos e ansiedade, por exemplo.

Mas é preciso ter atenção porque a insônia frequente precisa ser tratada para não trazer danos à saúde. A médica explica quais os sinais de alerta que devemos observar.

Buscar ajuda e ter uma rotina saudável perto da hora de dormir podem contribuir e muito para o sono de qualidade. Helena Hachul explica o que é a higiene do sono e como ela pode ajudar. 

A privação do sono a longo prazo pode trazer inúmeros problemas de saúde, como irritabilidade, falta de memória, diabetes, doenças cardiovasculares e infertilidade. 

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Terreno quilombola no Maranhão corre risco de ir a leião

Um terreno quilombola com 96 famílias corre o risco de ir a leilão para pagar dívida de ex-prefeito. O leilão foi suspenso mas ainda pode ser realizado até o próximo mês.

Baixar arquivo
Geral

Cinco estados do Nordeste seguem em alerta por conta de fortes chuvas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) manteve o aviso de "chuvas intensas" e de perigo durante esta quinta-feira na região que vai do Rio Grande do Norte até Sergipe.

Baixar arquivo
Geral

Justiça mantém prisão de delegados Adriana Belém e Marcos Cipriano

A decisão é do desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça que, negou os habeas corpus pedidos pela defesa dos dois policiais civis, presos na Operação Calígula, no dia 11 deste mês pelo Ministério Público do Estado do Rio.

Baixar arquivo
Educação

Primeira etapa do Censo Escolar 2022 tem início

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa será divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo