Um projeto do Hospital Universitário de Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal está destinando um leito para atender pacientes com AVC na instituição.
Alguns dos principais sintomas para identificar o acidente vascular cerebral são fraqueza, formigamento da face, no braço ou na perna, alteração na fala ou compressão e alteração na visão.
De acordo com o médico neurologista Luciano Talma esse atendimento era realizado somente pelo Hospital de Base e agora no Hospital universitário de Brasília.
Talma dá detalhes de como acionar o serviço especializado: “O paciente que apresenta né sinais e sintomas de AVC, a família ou o acompanhante deve entrar em contato com o Samu e solicitar o atendimento, então o Samu direciona uma ambulância e uma equipe para atender o paciente em domicílio e se for confirmado o AVC o paciente é direcionado pelo próprio Samu para um leito de AVC no HUB ou para o serviço de neurologia no hospital de base".
A previsão do Hospital é oferecer 10 leitos para tratamento de pessoas com AVC até o final deste ano. Lembrando que o atendimento começa com uma ligação ao Samu, pelo número 192.
*Com supervisão de Sheily Noleto
![Marcello Casal JrAgência Brasil Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Belém (PA) 15/12/2024 – A Ilha do Combú, banhada pelo Rio Guamá, é uma Área de Proteção Ambiental (APA) e destino turístico amazônico na região insular de Belém, habitada por comunidades tradicionais que vivem de pesca, artesanato, turismo e produção de açaí. É acessada através de barcos que partem com passageiros do Terminal Hidroviário Ruy Barata. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mapa/iStock Mais 38 frigoríficos brasileiros já podem exportar carnes à China. Foto: Mapa/iStock](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Edilson Rodrigues/Agência Senad Brasília (DF) – Clubes de Tiro – Stand de Tiro – CACs - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Gustavo Moreno/STF Brasília (DF), 19/09/2024 - Ministro Flávio Dino preside audiência sessão do STF. Foto: Gustavo Moreno
/STF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alexandre Macieira /Riotur Reveillon 2024 Copacabana - Foto Alexandre Macieira /Riotur](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)