logo Radioagência Nacional
Saúde

Idosos de Paquetá, no Rio, vão tomar a 3ª dose da vacina contra covid

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
16/08/2021 - 16:38
Rio de Janeiro

Os idosos residentes na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, vão receber ainda neste mês de agosto a terceira dose da vacina contra covid-19. O reforço da imunização faz parte do estudo PaqueTá Vacinada, que é realizado pela Prefeitura do Rio, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.

Ao confirmar a ação, nesta segunda-feira (16), o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que metade dos idosos receberão a vacina da Pfizer e a outra metade, da AstraZeneca/Fiocruz. Independentemente da vacina que eles tenham tomado nas doses anteriores.

Antes de tomar a vacina, os idosos farão novo exame sorológico para medir a presença de anticorpos contra a Covid-19 no sangue e também saber se houve perda de imunidade desde a última dose.

O projeto de vacinação em massa em Paquetá alcançou 96% de adesão na primeira dose; e 85% na segunda, aplicada neste domingo (15). Os adolescentes de 12 a 17 anos também foram vacinados.

A pesquisa pretende conferir o impacto da imunização em massa na circulação do vírus e na formação de uma proteção coletiva contra a doença, que beneficia também quem não pode se vacinar.

Para Soranz, é provável que a vacinação de idosos com a terceira dose se estenda a toda a cidade, e considerou importante se preparar para essa possibilidade, com planejamento, para que tenha a vacina e o calendário não seja interrompido.

x