logo Radioagência Nacional
Saúde

Inca alerta para queda na procura por tratamento contra o tabagismo

Crise sanitária fez fumantes deixarem de procurar atendimento
Baixar
*Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional
29/08/2021 - 10:52
Rio de Janeiro
A proibição do fumo em lugares públicos é uma das medidas que tem dado bons resultados. Foto: Banco Mundial/ONU/Divulgação
© Banco Mundial/ONU/Divulgação

Um estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) traz informação preocupante. Divulgado como parte da agenda para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste domingo (29), o relatório Tratamento do Tabagismo no SUS durante a Pandemia de Covid-19 aponta que a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus fez a procura por tratamento contra o tabagismo despencar em 2020 no país.

Segundo o documento, nos primeiros quatro meses do ano passado houve queda de 37% nos atendimento comparado a igual período de 2019. Mas foi entre maio e agosto, com o agravamento do cenário epidemiológico, que a procura desabou 75%.

A maior queda foi registrada, de acordo com o Inca, nas unidades da Atenção Básica, que são em maior número e porta de entrada para os cuidados com a saúde.

A coordenadora de prevenção e vigilância do Instituto, Liz Almeida, explica que uma combinação de vários fatores ligados à pandemia acabou desenhando esse cenário.

Criado por lei federal em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações de conscientização sobre os danos sociais, econômicos, ambientais e principalmente à saúde, causados pelo tabaco.

*Com colaboração de Fabiana Sampaio.

x