logo Radioagência Nacional
Saúde

MP do Rio recomenda suspensão de visitas a abrigos de idosos

Baixar
Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional
31/08/2021 - 16:38
Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro está preocupado com o aumento de casos de covid, e consequente mortes e internações de idosos, abrigados em instituições de longa permanência no Estado. E emitiu recomendação para aumento das medidas de proteção, principalmente diante do avanço da variante delta do novo coronavírus, que é mais transmissível.

O comunicado ressalta a preocupação com a circulação de pessoas nesses ambientes coletivos, com maiores chances de surtos e onde residem idosos frágeis, portanto mais propensos a quadros graves em decorrência da Covid-19.

No documento, o MP chama atenção, ainda, para a alta nas internações de pessoas com mais de 60 anos. Em janeiro deste ano, elas correspondiam a 69,7% dos pacientes hospitalizados com a doença, proporção que caiu para 36,2% em junho e, agora, teve novo aumento expressivo, chegando a 61,2%.

De acordo com o Ministério Público, os dados podem ser explicados por uma maior exposição ao vírus, pela sazonalidade da doença, a diminuição da proteção conferida pela vacina ao longo do tempo e a variante delta. Além do agravamento entre pessoas mais velhas, preocupa o aumento geral no número de casos de covid, com tendência de alta ainda maior na média móvel. 

O Ministério Público defende a suspensão de visitas a asilos e abrigos, privilegiando os contatos virtuais, até o Estado apresentar dados epidemiológicos de nível de risco  "muito baixo" ou "baixo" e os idosos receberem a terceira dose da vacina. Alerta, ainda, para a necessidade das instituições reforçarem as medidas de higiene, prevenção e controle.

x