O Ministério Público do Rio de Janeiro está preocupado com o aumento de casos de covid, e consequente mortes e internações de idosos, abrigados em instituições de longa permanência no Estado. E emitiu recomendação para aumento das medidas de proteção, principalmente diante do avanço da variante delta do novo coronavírus, que é mais transmissível.
O comunicado ressalta a preocupação com a circulação de pessoas nesses ambientes coletivos, com maiores chances de surtos e onde residem idosos frágeis, portanto mais propensos a quadros graves em decorrência da Covid-19.
No documento, o MP chama atenção, ainda, para a alta nas internações de pessoas com mais de 60 anos. Em janeiro deste ano, elas correspondiam a 69,7% dos pacientes hospitalizados com a doença, proporção que caiu para 36,2% em junho e, agora, teve novo aumento expressivo, chegando a 61,2%.
De acordo com o Ministério Público, os dados podem ser explicados por uma maior exposição ao vírus, pela sazonalidade da doença, a diminuição da proteção conferida pela vacina ao longo do tempo e a variante delta. Além do agravamento entre pessoas mais velhas, preocupa o aumento geral no número de casos de covid, com tendência de alta ainda maior na média móvel.
O Ministério Público defende a suspensão de visitas a asilos e abrigos, privilegiando os contatos virtuais, até o Estado apresentar dados epidemiológicos de nível de risco "muito baixo" ou "baixo" e os idosos receberem a terceira dose da vacina. Alerta, ainda, para a necessidade das instituições reforçarem as medidas de higiene, prevenção e controle.
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reservados Fluminense, Vasco da Gama, carioca](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)