Com o aumento do número de casos de covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, verificado nas últimas semanas, e o avanço da variante delta, a prefeitura recuou no planejamento da reabertura, previsto para começar no próximo dia 2 e que agora não tem mais data para começar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que desde o primeiro anúncio sobre o plano de reabertura da cidade, no início de agosto, foi dito que essas medidas estavam condicionadas a um cenário epidemiológico favorável, com continuidade da regressão do mapa de risco da cidade para alertas moderado e baixo e da regularidade de entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde. E que não confirmando essas condições, o planejamento poderia ser revisto.
Diante do recente aumento do número de casos da doença devido à circulação da variante delta, do retorno de todo mapa de risco para alerta moderado e da recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento da covid-19, o plano de reabertura foi adiado.
O novo cronograma prevê que a primeira etapa de relaxamento das restrições aconteça só quando 50% da população estiver vacinada com as duas doses, e não 65%, como a prefeitura tinha proposto anteriormente. Atualmente o município tem quase 46% de sua população adulta completamente imunizada. As autoridades ainda não deram previsão para o início da flexibilização, que dependerá não só do nível de cobertura vacinal dos cariocas, mas também do cenário da pandemia nas próximas semanas.