Advogada de médicos diz que Prevent Senior obrigava o uso do kit covid

A advogada Bruna Morato depôs nesta terça-feira na CPI da Pandemia

Publicado em 28/09/2021 - 16:47 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A advogada Bruna Morato, que depôs nesta terça-feira na CPI da Pandemia no Senado, disse que os médicos da operadora de saúde Prevent Senior eram obrigados a prescrever remédios sem comprovação científica para o tratamento de covid-19. Ela representa doze médicos que trabalharam na empresa e elaboraram um dossiê com denúncias que foi entregue à comissão parlamentar de inquérito.

Segundo Bruna Morato, durante a pandemia, a procura de pacientes aumentou muito e a Prevent Senior passou a não fazer pedidos de alguns exames, como eletrocardiograma. E que, como a rede não tinha leitos suficientes, usou a prescrição do chamado "kit covid" na tentativa de evitar a internação de pacientes nos hospitais da rede e reduzir custos.

O diretor-executivo da operadora, Pedro Benedito Batista Jr, esteve na CPI na semana passada e contestou as acusações contidas no dossiê. Em seu depoimento, Batista Junior negou que os clientes da operadora diagnosticados com coronavírus recebiam um kit de remédios. Ele afirmou que eram enviadas as medicações prescritas pelos médicos aos pacientes.

Respondendo ao presidente da CPI, senador Omar Aziz, que questionou o porquê dos médicos não terem denunciado a situação aos Conselhos de Medicina, a advogada Bruna Morato afirmou que esses órgãos não aceitam denúncias anônimas e os profissionais de saúde temiam ser demitidos.

Na reunião desta terça também foram aprovados requerimentos. Um deles pede que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal investiguem a atuação do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina de São Paulo e do Distrito Federal nas denúncias de irregularidades envolvendo a Prevent Senior. Também foi aprovado que a empresa apresente os termos de livre consentimento do kit à CPI no prazo de 24 horas.

Sobre o encerramento da CPI, o relator da Comissão, senador Renan Calheiros, disse que os trabalhos estão na reta final e o relatório está a caminho da conclusão.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Daiane dos Santos visita os atletas dos Jogos Universitários

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, receberam a visita de Daiane dos Santos. Campeã do mundo no solo em 2003 e com três olimpíadas na carreira.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança o Labcrie que é um laboratório de criatividade e inovação

Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica.

Baixar arquivo
Geral

INSS começa a testar serviço de abertura de benefícios em 7 cartórios

Sete cartórios no país vão testar um sistema para aceitar os pedidos de salário-maternidade e de pensão por morte, quando emitirem certidões de nascimento ou de óbito.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta líder Coritiba em busca de vaga no G4

Faltam nove jogos para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro e o Vasco ainda não alcançou o G4. A chance de chegar bem perto veio na rodada passada, mas o Cruzmaltino acabou perdendo para o Sampaio Corrêa, mesmo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Francisco Coelho, em Marabá, inaugura sala de lendas amazônicas

A Sala das Lendas conta ilustrações interativas e importantes personagens, que fazem parte das fábulas amazônicas como, por exemplo, o boto, a mulher de branco, a Matinta Pereira – uma bruxa idosa que assombra as casas das pessoas durante a noite - , além do tradicional boi bumbá.

Baixar arquivo
Saúde

Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação

Os pais ou responsáveis por crianças de um ano a adolescentes menores de 15 anos com os esquemas de imunização incompletos têm mais uma oportunidade de colocar o cartão de vacina deles em dia.

Baixar arquivo