Anvisa suspende uso e importação da proxalutamida no Brasil

Publicado em 02/09/2021 - 21:07 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A diretoria colegiada da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, decidiu suspender a importação e o uso de produtos contendo a substância proxalutamida, no âmbito de pesquisas científicas no Brasil.

A decisão foi tomada por unanimidade, e de forma cautelar. De acordo com a agência, a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul identificou a realização de estudos com o uso de proxalutamida em seres humanos. Investigações mostraram que unidades hospitalares e clínicas estariam usando o produto à revelia dos estudos científicos aprovados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Além da suspensão, a Anvisa determinou que seja feito um levantamento sobre os produtos à base de proxalutamida.

A agência também determinou a instauração de um processo administrativo para apurar possíveis infrações sanitárias.

A suspensão da importação e do uso da proxalutamida não se aplica aos estudos clínicos que já foram aprovados pela Anvisa.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Geadas podem causar prejuízos às plantações

Com a chegada da onda de frio nesta semana ao país, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para os prejuízos que as geadas podem causar às plantações.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Programa busca incentivar aproximação de cientistas e mercado

O programa Acelerando Cientistas é realizado pelo Sebrae São Paulo e executado pela Wylinka, que atua promovendo inovações e empreendedorismo de base científica no Brasil.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que Brasil é chave para segurança energética no mundo

O ministro da Economia disse que o país está deixando de ser visto internacionalmente como um problema com relação à economia ambiental e está se tornando parte da solução.

Baixar arquivo
Cultura

"Pureza" retratra a história de luta contra o trabalho escravo no país

A atriz Dira Paes interpreta Dona Pureza no filme, uma mulher sem notícias do filho que foi trabalhar em um garimpo na Amazônia.

Baixar arquivo
Política

Dia da Vitória sobre o nazismo é celebrado com medalhas no Rio

Duzentas e cinquenta e uma personalidades receberam, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18), a Medalha da Vitória, em comemoração aos 77 anos do término da Segunda Guerra Mundial com a rendição da Alemanha.

Baixar arquivo
Geral

Incêndio em clínica de reabilitação causa morte em Nova Iguaçu (RJ)

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou que foi acionado para a ocorrência por volta das 20h. Além da vítima fatal, foi feito o socorro de outros quatro feridos.
 

Baixar arquivo