Boletim Fiocruz aponta queda no número de casos e de mortes por covid

Publicado em 17/09/2021 - 19:35 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O número de casos e de mortes por covid -19 sofreu a maior queda desde o início de 2021, segundo o último Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira.

São 12 semanas consecutivas de diminuição no número de mortes. O total de casos também apresenta tendência de redução, mas com oscilações. O boletim registrou uma média de 15,9 mil casos e 460 óbitos diários na semana de 5 a 11 de setembro.

Os níveis, no entanto, ainda são considerados altos. O pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, Christovam Barcellos, chama atenção para o número de diagnósticos positivos, que ainda está alto. Ele acredita que a diminuição de casos graves é consequência da cobertura vacinal.

O monitoramento da Fiocruz ainda mostra que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no país se encontra no melhor cenário desde que foi iniciado o monitoramento do indicador. Apenas uma capital está com taxa superior a 80%: o Rio de Janeiro, com 82%.

O pesquisador Cristovam Barcellos ressalta, no entanto, que Rio e São Paulo ainda tem um número grande de pessoas hospitalizadas e que é necessário diminuir a circulação do vírus nessas localidades e conter o avanço da variante Delta.

Os pesquisadores do Observatório Covid 19 avaliam ainda que a tendência é que as infecções e mortes permaneçam baixas.

Após o início da vacinação entre adultos jovens, esta é a primeira vez em que a média dos indicadores de internações gerais, internações em UTI e óbitos está novamente acima dos 60 anos. Mais da metade de casos graves e fatais está nessa faixa etária mais avançada.  

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Festival de jazz e blues retorna à Rio das Ostras (RJ)

Entre os dias de 12 a 15 de novembro acontece a edição 2021 do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival.

Baixar arquivo
Esportes

Rubro-negros fazem o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil

Rádio Nacional transmite o duelo na capital paranaense entre Athlético-PR x Flamengo a partir das 21h30.

Baixar arquivo
Educação

Senai-DF abre 5 mil vagas para qualificação profissional

Os interessados podem se inscrever em mais de um curso desde que em turnos diferentes; com exceção dos alunos do programa DF Inova Tech que precisam finalizar uma capacitação para começar outra.  

Baixar arquivo
Educação

Uma em cada 4 meninas faltam às aulas por pobreza menstrual no Brasil

Levar solidariedade e conhecimento para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social é a proposta da Campanha Dignidade Feminina, que começou essa semana no Distrito Federal.

Baixar arquivo
Política

Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo após denúncia do MP

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi afastado do cargo, na manhã de hoje, acusado de improbidade administrativa e de praticar ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Câncer de mama: doença é rara nos homens, mas requer atenção

Devido à baixa incidência da doença em homens, não há programas de rastreio da doença no público masculino, mas ao se identificar caroços ou inflamações na área da mama, é indicado procurar logo um médico.

Baixar arquivo