Brasil tem mais de 53 mil pessoas à espera de transplante de órgãos

Publicado em 27/09/2021 - 14:03 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil tem aproximadamente 53,2 mil pessoas na fila de espera por um transplante de órgão. Dessas, 31 mil aguardam um rim e 19 mil esperam por uma córnea. Para mudar esse quadro, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, Dia Nacional da Doação de Órgãos, uma campanha para estimular as pessoas a conversarem com os familiares sobre o desejo de doar. Por lei, a palavra final para doação é sempre da família.

Segundo os dados apresentados na cerimônia, em 2021, 2,8 mil famílias tiveram que tomar essa decisão, 38% disseram não, mas 62% disseram sim.

Por causa da pandemia, houve uma queda nos números de transplantes, principalmente, nos de córnea. Caíram de sete mil operações em 2019 para três mil e novecentas em 2020.

A coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes, Arlene Badoch, disse que o preparo dos profissionais que acolhem as famílias nos hospitais é fundamental para reduzir as recusas de doação. Ela citou o caso do Paraná, que tem uma taxa de 23%, menor que a do Brasil.

O Brasil é uma referência no transplante de órgãos. Nos últimos 20 anos, foram mais de 412 mil procedimentos. O ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, destacou a importância do SUS-Sistema Único de Saúde nesse processo de doação.

Para ser um doador em vida, a pessoa deve ser maior de idade, saudável e, claro, concordar com a doação, que não pode prejudicar a própria saúde. Já a doação após a morte encefálica só acontece com a autorização da família. Por isso, quem quer doar deve conversar com os familiares.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo