Câncer de Mama: 47% das mulheres não realizaram exames preventivos

Publicado em 28/09/2021 - 16:45 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Diagnóstico precoce. A indicação e tomada de decisões sobre o tratamento do câncer de mama depende disso para ter mais chances de cura. Mas a pandemia fez com que muitas mulheres deixassem esse cuidado de lado.

47% das brasileiras não procuraram o médico para fazer acompanhamento preventivo este ano. No ano passado, 62% também não realizaram exames. É o que indica um levantamento feito por um instituto de pesquisa privado a pedido da farmacêutica Pfizer divulgado nesta terça-feira.

Os números mostram que, aos poucos, as pacientes estão voltando aos consultórios. A psico-oncologista e presidente da organização não governamental Oncoguia, Luciana Holtz, ressalta que é fundamental buscar esse atendimento mesmo no cenário atual.

De acordo com a pesquisa, ainda falta clareza sobre o autoexame. 21% das mulheres responderam que não sabiam que o procedimento só identifica tumores com mais de dois centímetros, o que pode apontar que o câncer está em um nível avançado. E o diagnóstico tardio dificulta o tratamento. Por isso, é preciso procurar um médico, fazer os exames e retornar com os resultados.

Moradora do Rio de Janeiro, Anna Carolina Fernandes convive com um câncer de mama metastático desde 2013, sem cura. Ela alerta para a necessidade da prevenção.

A pesquisa foi realizada com 1,4 mil mulheres, a partir de 20 anos, da capital de São Paulo e das regiões metropolitanas de Belém, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

55% das industrias aumentaram faturamento durante a pandemia, diz CNI

Um levantamento com 500 executivos de grandes e médias indústrias de todo o país revelou que 55% dessas companhias tiveram aumento do faturamento bruto durante a pandemia

Baixar arquivo
Geral

IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Instituto diz que está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.

Baixar arquivo
Educação

Escolas voltam a receber alunos em vários pontos do país

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo anuncia plano para reduzir emissão de carbono na agropecuária

O objetivo do governo federal é reduzir a emissão de carbono equivalente em 1,1 bilhão de toneladas no setor agropecuário até 2030.

Baixar arquivo
Internacional

Acnur cria site para acesso à educação de jovens refugiados no Brasil

A página lançada nessa segunda (18) apresenta um guia para a educação de jovens refugiados e traz diferentes materiais para auxiliar o ensino, inclusive em vídeo. O endereço é educacaopararefugiados.com.br

Baixar arquivo
Geral

Depois de tragédia em Paraisópolis, temporais continuam em São Paulo

Os temporais continuam atingido o estado de São Paulo. As chuvas continuaram nessa segunda-feira e a previsão é de que elas sigam fortes nessa terça-feira.

Baixar arquivo