Demora na entrega de insumos faz Fiocruz suspender entrega de vacinas

Publicado em 03/09/2021 - 19:50 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz anunciou que ficará duas semanas sem entregar doses da AstraZeneca para o Ministério da Saúde. É a primeira vez que isso acontece desde o início da produção da vacina contra a Covid-19 no Brasil. 

Com isso, a população que precisa tomar a segunda dose do imunizante corre o risco de ter que esperar para completar o esquema vacinal.

O atraso ocorre por conta da demora na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

A produção da AstraZeneca leva pelo menos três semanas, mas a Fiocruz garante que vai entregar, ainda nesse mês, 15 milhões de doses. As próximas remessas, no entanto, só estão programadas para a semana do dia 13 a 17 de setembro. Até lá, pode faltar vacina para quem precisa tomar a segunda dose.

Em agosto, a Fiocruz entregou a menor quantidade de vacinas desde o começo da produção, em março. No mês passado, foram 11,4 milhões doses de AstraZeneca. Essa quantidade é quase a metade de maio, quando foram 21 milhões.

A Fundação diz que o problema é a falta de matéria-prima e que sua capacidade de produção sempre foi maior do que a quantidade de IFA recebida.

Neste momento, há mais de 6 milhões de doses na etapa de controle de qualidade. A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordado. No entanto, a Fiocruz vem tentando acelerar o envio das remessas junto à farmacêutica de forma a garantir entregas semanais ininterruptas.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo