Por causa do calorão e da baixa umidade do ar em quase todo o país, tem gente tomando banho várias vezes ao dia. E será que isso é bom? Qual é, afinal, o número ideal de banhos? Ou será que nem é preciso tomar banho diariamente?
É porque tem gente que defende isso. Em julho, o casal de atores de Hollywood, Mila Kunis e Ashton Kutcher, confessou que só toma banho quando acha necessário. Eles costumam apenas lavar as axilas e virilhas todos os dias.
Para esclarecer o assunto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai lançar, na próxima segunda-feira, dia 13, o Guia do Banho. O documento aborda 10 pontos para uma prática correta do banho, e defende que uma ou duas chuveiradas diárias fazem bem para a pele. É o que afirma a presidente da Comissão de Títulos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regina Carneiro. Para ela, sem esse hábito de higiene os germes que existem na pele podem se proliferar e provocar doenças na pele.
Regina Carneiro chama a atenção para o perigo do uso de esfoliantes, aquelas esponjas ásperas ou buchas, que algumas pessoas usam para esfregar na pele durante o banho. Para ela, o esfoliante remove uma camada da pele que é importante para a proteção da mesma.
A dermatologista diz ainda que a água fria é melhor, pois aumenta a liberação de endorfina, além de ajudar na economia de água e de energia. Já a água quente contribui para o ressecamento da pele e dos cabelos. Ela acrescenta que o banho não precisa, e nem deve, ser demorado. O tempo recomendado pelos dermatologistas é de cinco a dez minutos.