Paciente com covid tem alta após transplante duplo de pulmões

Aos 31 anos, Henrique do Nascimento, renasceu após quadro grave

Publicado em 21/09/2021 - 22:31 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Henrique Batista do Nascimento teve alta do hospital na noite dessa segunda-feira (20) e, agora, ele, a esposa Kattiane Mendes, e o filho fazem planos.

“Eu queria ir para a praia por um motivo: para me reconectar como mundo”, diz Henrique. Kattiane afirma que pode ser qualquer praia, com sol lindo, para aproveitar com o filho Heitor.

Aos 31 anos, sem comorbidades, ele foi vítima da covid-19. Um quadro bem grave. Passou por três hospitais, ficou seis meses internado, quatro deles respirando com uma espécie de pulmão artificial. O dele estava completamente comprometido com uma fibrose e a saída foi um transplante duplo.

Mas até para o INCOR, o Instituto do Coração em São Paulo, que já fez quase 450 transplantes de pulmão em mais de 30 anos, o caso de Henrique era uma novidade, como explicou o diretor do Programa de Transplante de Pulmão do Hospital, Paulo Pêgo. Segundo ele, foi praticamente um “recorde nacional” a situação de sucesso do paciente.

Até agora o hospital analisou a possibilidade de transplante em outros 30 pacientes que tiveram covid. A cirurgia foi indicada apenas para cinco. Três já fizeram a cirurgia e só Henrique sobreviveu.

E para quem nasceu de novo, a expectativa agora é viver um dia de cada vez e conseguir ver o pequeno Heitor, de apenas um ano, crescer.

Agora, a reabilitação de Henrique ainda deve demorar entre três a seis meses. O acompanhamento médico é pelo resto da vida.

Edição: Roberto Marques Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Próximos lotes da Pfizer serão efetivos contra a Ômicron, diz Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, apontou ainda a queda em 90% no número de óbitos pela covid no Brasil, nos últimos meses, mas se disse preocupado com o ritmo ainda lento da vacinação de adultos em alguns estados.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid tem início em vários Estados

Em vários estados, a vacinação contra covid em crianças com comorbidades já começa neste fim de semana. O Pará começou a vacinar crianças de 5 a 11 anos neste sábado, pelo município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Baixar arquivo
Esportes

Justiça australiana julga neste domingo se Djokovic jogará competição

O número um do tênis mundial, Novak Djokovic, foi detido novamente na manhã deste sábado (15) no horário local em Melborn, na Austrália. A justiça examina a deportação do jogador por não ter se vacinado contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: OMS recomenda dois remédios para uso em pacientes no hospital

A entidade passou a recomendar fortemente o uso do remédio baricitinibe para pessoas internadas em estado grave ou crítico. A OMS também recomendou o uso do sotrovimabe para pacientes em situação leve e moderada.

Baixar arquivo