Potencial pandêmico de vírus Nipah alerta comunidade médica mundial

O vírus não é novo, mas recentemente causou a morte de um menino

Publicado em 12/09/2021 - 16:20 Por Daniel Ito, repórter da Rádio Nacional - Brasilia

A comunidade médica mundial observa com cuidado o vírus Nipah, que está sendo apontado pelos cientistas como um organismo com potencial pandêmico. O vírus não é novo, mas acendeu um alerta ao causar a morte de um menino de 12 anos no estado de Kerala, sul da Índia, no começo deste mês.

Antes de morrer, o jovem paciente indiano apresentou febre alta e, depois, inchaço cerebral. Autoridades do país asiático já isolaram 188 pessoas que tiveram contato físico com o menino.

O potencial pandêmico do vírus Nipah gerou um alerta da OMS, a Organização Mundial da Saúde. A infectologista Rita Medeiros, da Universidade Federal do Pará, explicou que, por enquanto, o parasita circula com mais facilidade entre morcegos frugívoros, ou seja, que se alimentam de frutas.

Um dos fatores que mais assustam a comunidade científica é a gravidade da doença causada pelo vírus Nipah. Metade das pessoas que se infectam pelo parasita desenvolvem quadros graves à saúde. A taxa de mortalidade, nesses casos, pode chegar a 75%.

Felizmente, a transmissibilidade do vírus Nipah entre as pessoas é baixa. No entanto, a infectologista Rita Medeiros explica que o parasita tem grandes chances de desenvolver mutações que o torne mais transmissível entre humanos.

Por enquanto, as pesquisas de vacinas e antivirais para o vírus Nipah ainda são escassas. A boa notícia é que o desenvolvimento desses produtos pode ser relativamente fácil, já que o organismo é da mesma família que outros vírus amplamente conhecidos pela comunidade científica.

Edição: Roberto Piza/ Fabíola Sinimbú

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Crise hídrica é tema do Programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo