Termina nesta segunda-feira o prazo para participantes da primeira etapa do Revalida – o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira - entrarem com recurso contra o gabarito preliminar e o padrão provisório da prova discursiva.
O questionamento deve ser feito no site revalida.inep.gov.br e as respostas aos recursos e os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 26 de outubro, no Sistema Revalida. O resultado final sai no dia 19 de novembro.
As provas da primeira etapa foram aplicadas em 5 de setembro. Mais de 11 mil e oitocentos médicos participaram em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.
Para ser aprovado nessa fase, o participante deve conseguir pelo menos 90 pontos de um total de 150, somando os resultados das provas objetiva e discursiva.
A segunda etapa do Revalida é uma prova prática de habilidades clínicas, como interpretação de exames e aconselhamento de pacientes. Essa fase ainda depende de um edital próprio.
O Revalida é aplicado desde 2011 para validar o diploma de graduação em Medicina expedido em instituição de outro país. Sendo aprovado, o médico formado no exterior pode exercer a profissão no Brasil. O exame aborda as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria; e medicina da família e comunidade.
Apesar de ser aplicado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, são as universidades públicas que fazem a revalidação do diploma.