Termina nesta segunda prazo para recurso de questões do Revalida

Publicado em 13/09/2021 - 14:03 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Termina nesta segunda-feira o prazo para participantes da primeira etapa do Revalida – o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira - entrarem com recurso contra o gabarito preliminar e o padrão provisório da prova discursiva.

O questionamento deve ser feito no site revalida.inep.gov.br e as respostas aos recursos e os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 26 de outubro, no Sistema Revalida. O resultado final sai no dia 19 de novembro.

As provas da primeira etapa foram aplicadas em 5 de setembro. Mais de 11 mil e oitocentos médicos participaram em oito capitais: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Salvador e São Paulo.

Para ser aprovado nessa fase, o participante deve conseguir pelo menos 90 pontos de um total de 150, somando os resultados das provas objetiva e discursiva.

A segunda etapa do Revalida é uma prova prática de habilidades clínicas, como interpretação de exames e aconselhamento de pacientes. Essa fase ainda depende de um edital próprio.

O Revalida é aplicado desde 2011 para validar o diploma de graduação em Medicina expedido em instituição de outro país. Sendo aprovado, o médico formado no exterior pode exercer a profissão no Brasil. O exame aborda as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria; e medicina da família e comunidade.

Apesar de ser aplicado pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, são as universidades públicas que fazem a revalidação do diploma.

Edição: Samia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo