62% dos homens no Brasil só vão ao médico após sintoma insuportável

Publicado em 27/10/2021 - 21:58 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportáveis. Esse é o tamanho do desafio da campanha Novembro Azul, que completa 10 anos no próximo mês e busca conscientizar o público masculino sobre a necessidade da prevenção em saúde. O que inicialmente era uma campanha contra o câncer de próstata, hoje abarca todas as principais doenças que acometem os homens, como doenças cardiovasculares ou o pouco falado câncer de pênis.

O Instituto Lado a Lado pela Vida, que lidera a campanha do Novembro Azul, divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa que entrevistou 1.800 homens do Brasil, México, Colômbia e Argentina.  Entre os demais países latino-americanos, a taxa de homens que só procuram médico após os sintomas ficarem insuportáveis é ainda maior, de 7 a cada 10 pessoas.

A médica e presidente da organização, Marlene Oliveira, destacou que esses dados refletem o que eles observam nos sistemas de saúde. Segundo ela, as ações preventivas são cruciais para a saúde do homem.

No dia 3 do próximo mês, a campanha de Novembro Azul vai lançar um 0800 só para os homens tirarem dúvidas sobre saúde.

A presidente do Instituto, Marlene Oliveira, destacou ainda a importância de se falar do câncer de pênis que, segundo a especialista, leva a 1.600 amputações ao ano, com incidência maior nas regiões Norte e Nordeste.

A campanha do Novembro Azul de 2021 tem como mote a frase “Cuide do que é seu” e alerta a população masculina que 11% dos homens vão desenvolver o câncer de próstata e, por isso, é preciso prevenir e fazer exames periódicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem fatores de risco ou sintomas procurem um médico a partir dos 50 anos para fazer uma avaliação. No caso de pessoas com fatores de risco, como ser da raça negra ou ter parente de primeiro grau com câncer de próstata, a avaliação médica deve ser feita a partir dos 45 anos.

Em 2020, o câncer de próstata foi diagnosticado em mais 65 mil homens e quase 16 mil pessoas perderam a vida para essa doença em 2019, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Acordo entre Mercosul e Singapura deve ampliar relações comerciais

Segundo o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, a iniciativa deverá selar a participação dos países sul-americanos na Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASIAN).

Baixar arquivo
Geral

75% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil são seguros

No entanto, um quarto dos produtos tem alguma situação fora das regras da Anvisa. A agência apresentou nesta quarta-feira (6) os números do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, com dados de 2018 a 2019 e 2022.

Baixar arquivo
Geral

Atingidos pelo crime ambiental da Braskem protestam em Maceió-AL

Com faixas e cartazes, centenas de moradores protestaram nesta quarta-feira (6) contra a empresa Braskem por causa do crime ambiental provocado pela petroquímica, e que causa risco de afundar diversos bairros na capital alagoana.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil: 10,7 milhões de pessoas já renegociaram dívidas

Valores atingiram R$ 29 bilhões, segundo balanço do Censo Nacional do Desenrola, divulgado nesta quarta-feira (6). Governo pretende estender programa até parte do ano que vem.

Baixar arquivo
Internacional

Disputa por Essequibo pode ampliar tensão diplomática internacional

Empresas estrangeiras são autorizadas a explorar petróleo na região, que é parte da Guiana. Ao anunciar a anexação do território à Venezuela, Nicolás Maduro falou em prazo para retirada de companhias da área - alvo de disputa entre os dois países há mais de um século.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

PF cumpre mandados contra grilagem e desmatamento ilegal no Pará

Além de engenheiros, empresários e servidores públicos do Pará, estão entre os alvos duas empresas de regularização fundiária e um escritório de advocacia, que teria acesso privilegiado a autuações e embargos realizados por uma autarquia ambiental federal.

Baixar arquivo