62% dos homens no Brasil só vão ao médico após sintoma insuportável

Publicado em 27/10/2021 - 21:58 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportáveis. Esse é o tamanho do desafio da campanha Novembro Azul, que completa 10 anos no próximo mês e busca conscientizar o público masculino sobre a necessidade da prevenção em saúde. O que inicialmente era uma campanha contra o câncer de próstata, hoje abarca todas as principais doenças que acometem os homens, como doenças cardiovasculares ou o pouco falado câncer de pênis.

O Instituto Lado a Lado pela Vida, que lidera a campanha do Novembro Azul, divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa que entrevistou 1.800 homens do Brasil, México, Colômbia e Argentina.  Entre os demais países latino-americanos, a taxa de homens que só procuram médico após os sintomas ficarem insuportáveis é ainda maior, de 7 a cada 10 pessoas.

A médica e presidente da organização, Marlene Oliveira, destacou que esses dados refletem o que eles observam nos sistemas de saúde. Segundo ela, as ações preventivas são cruciais para a saúde do homem.

No dia 3 do próximo mês, a campanha de Novembro Azul vai lançar um 0800 só para os homens tirarem dúvidas sobre saúde.

A presidente do Instituto, Marlene Oliveira, destacou ainda a importância de se falar do câncer de pênis que, segundo a especialista, leva a 1.600 amputações ao ano, com incidência maior nas regiões Norte e Nordeste.

A campanha do Novembro Azul de 2021 tem como mote a frase “Cuide do que é seu” e alerta a população masculina que 11% dos homens vão desenvolver o câncer de próstata e, por isso, é preciso prevenir e fazer exames periódicos.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem fatores de risco ou sintomas procurem um médico a partir dos 50 anos para fazer uma avaliação. No caso de pessoas com fatores de risco, como ser da raça negra ou ter parente de primeiro grau com câncer de próstata, a avaliação médica deve ser feita a partir dos 45 anos.

Em 2020, o câncer de próstata foi diagnosticado em mais 65 mil homens e quase 16 mil pessoas perderam a vida para essa doença em 2019, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo