Butanvac demonstra eficácia contra variantes em testes pré-clínicos

Publicado em 30/10/2021 - 09:26 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A vacina Butanvac, desenvolvida pelo instituto Butantan, demonstrou que é capaz de induzir uma produção potente de anticorpos neutralizantes em estudos pré-clínicos, inclusive contra as variantes Alfa Beta e Gama do Coronavírus. Os testes laboratoriais do imunizante contra a variante Delta ainda estão em andamento e, de acordo como Butantan, em estágio avançado.

Os resultados desses testes laboratoriais, que foram feitos em hamsters e ratos, foram divulgados nesta semana em um artigo científico na revista Nature. O artigo fala também que o método de produção, que é semelhante ao da vacina da gripe, pode ajudar a diminuir a escassez de vacinas no mundo, uma vez que é uma tecnologia dominada por diversos países e a organização mundial de saúde prevê a capacidade de produção de mais de 4 bilhões de vacinas desse tipo ao ano.

Além dos testes pré clínicos, a Butanvac teve autorização em Junho deste ano da Anvisa para efetuar testes clínicos da fase 1 e 2 em 400 humanos aqui no país. Nessas fases iniciais, a previsão de duração dos testes é de 4 meses; e na fase 3, a seguinte, que verifica a eficácia  segurança da vacina, a previsão é que os ensaios clínicos ocorram entre 4 a 6 meses.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo