Casos de ansiedade aumentaram 25% durante a pandemia, diz pesquisa

Publicado em 11/10/2021 - 08:38 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

O impacto da pandemia sobre a saúde mental da população é debatido por especialistas no mundo todo. De acordo com uma pesquisa publicada na revista The Lancet, uma das mais importantes na área de ciência médica, os casos de ansiedade a nível global saltaram de 298 milhões antes da pandemia para 374 milhões depois dela. Um aumento de 25,6%.

Mas, não é só durante o período mais rígido do isolamento e das medidas restritivas que o problema aparece. Com a queda nos números de casos e mortes por covid-19; e o avanço da vacinação, as pessoas estão retornando às atividades presenciais, mas algumas têm apresentado a ansiedade social.

São os mesmos sintomas da ansiedade geral, como apreensão, alteração no padrão de respiração e elevação da frequência cardíaca; mas, desencadeados pela exposição a outras pessoas.

O medo de contaminação pelo coronavírus e a possível perda de habilidade social, após os longos períodos de isolamento, podem explicar o fenômeno.

A professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Flávia Dalpicolo, diz que, por causa da pandemia, os contextos sociais ficaram muito marcados como perigosos.

Segundo ela, tem sido frequente pessoas que nunca tiveram ansiedade no convívio com outras pessoas, agora se sentirem ameaçadas. Quem é tímido e introvertido, ou que já vivenciou situações em que foi exposto ou ridicularizado sofre mais.

A professora explica que a exposição da pessoa que está com ansiedade social deve ser gradual nos casos não patológicos, mas é necessária para o retorno à normalidade. Em casos com sintomas muito intensos é necessária avaliação psiquiátrica, junto com a psicoterapia para ajudar o paciente.

*Com informações da Agência Brasil

 

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo