A Conitec - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, decidiu nessa quinta-feira encaminhar para consulta pública o relatório sobre tratamento ambulatorial para pacientes com covid-19.
O texto inclui a avaliação do uso de medicamentos do chamado “kit covid”, como cloroquina e ivermectina.
O documento, que foi elaborado por um painel de especialistas, deveria ter sido avaliado pela Conitec no dia 7 de outubro; mas, teve o adiamento pedido para inclusão de mais estudos.
Depois da consulta pública, que deve durar 20 dias, o relatório e as contribuições da sociedade vão ser novamente avaliadas pelo plenário da comissão.
Por fim, as recomendações finais vão ser encaminhadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, que vai decidir se as diretrizes serão ou não incorporadas ao SUS.
Quem quiser contribuir com a consulta basta acessar o site conitec.gov.br. No link Consultas Públicas estão disponíveis os formulários para envio de opiniões e sugestões.
A Conitec foi criada em 2011 para auxiliar o Ministério da Saúde a avaliar tecnologias e protocolos clínicos que possam ser incorporados pelo Sistema Único de Saúde. O órgão leva em consideração evidências científicas, o custo e o impacto da incorporação da tecnologia no SUS.