Dor nas costas é o segundo motivo de afastamento do trabalho no país

Publicado em 13/10/2021 - 13:00 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, mais de 55 mil trabalhadores pediram afastamento entre janeiro e julho deste ano por problemas na coluna. E, em 2021 é a segunda maior causa de licenças, perdendo somente para dispensas por covid-19, que totalizaram no mesmo período mais de 68 mil casos.

As causas para problemas na coluna são múltiplas, desde predisposição genética passando pela prática de exercícios físicos de forma indevida, além da má postura das costas no ambiente do trabalho.

Nesse sentido, o ortopedista Alexandre Borba deu orientações de qual seria a postura correta para quem passa o dia trabalhando na frente de um computador.

Borba também falou que é importante para as pessoas que têm dores na coluna fazer uma avaliação médica a cada 2 anos. Ou quando iniciar uma nova rotina de exercícios ou dieta. 

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo