Duque de Caixas (RJ) terá que tomar medidas de contra a covid-19

Publicado em 21/10/2021 - 14:09 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, cumpra as medidas necessárias para o enfrentamento da covid-19. A decisão, anunciada nesta quinta-feira,  foi em resposta a uma ação movida pelo Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública.

Desde o ano passado, o MP tem agido de forma a garantir que  Duque de Caxias cumpra várias medidas contra a pandemia, como obedecer o calendário de vacinação dos grupos prioritários, observar o prazo para aplicação da segunda dose da vacina e suspender o decreto que liberava o uso de máscaras, até que os dados epidemiológicos locais demonstrassem segurança para isso.

De acordo com o Ministério Público, todas as ações tiveram decisões favoráveis do Tribunal de Justiça e, agora, a 10ª Câmara Cível negou o recurso da prefeitura contra todas as decisões anteriores. No início do mês, a prefeitura da cidade liberou o uso de máscaras de proteção, decreto que também foi alvo da ação.

Na ação ajuizada pela Defensoria Pública e Ministério Público, os desembargadores acataram somente o recurso da prefeitura contra a condenação do município ao pagamento das taxas judiciários e os honorários dos advogados.

A prefeitura de Duque de Caxias foi procurada para se manifestar sobre a decisão judicial, mas não retornou o contato.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo