Farmacêutica dos EUA apresenta antiviral para tratamento de covid

Publicado em 01/10/2021 - 22:13 Por *Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A farmacêutica dos Estados Unidos MSD, também conhecida como Merk, apresentou nesta sexta-feira um novo remédio contra covid-19. De acordo com a empresa, o Molnupiravir é um comprimido antiviral que reduz pela metade o risco de hospitalização e morte nas pessoas contaminadas pelo coronavírus, em casos leves e moderados.

A diretora médica da MSD Brasil, Márcia Abade, contou como o medicamento funciona.

Mais de 750 voluntários adultos participaram dos estudos clínicos de fase 3. Metade tomou o Molnupiravir e a outra metade uma substância sem efeito, chamada de placebo. Dos voluntários que tomaram o remédio, 7,3% foram hospitalizados ou morreram, enquanto entre os que tomaram placebo o índice de internação e morte chegou a 14,1%.

Todos os voluntários tinham 18 anos ou mais, testaram positivo para covid-19 e estavam com sintomas há, no máximo, cinco dias. Eles também apresentavam um fator de risco para o agravamento da doença, como ter mais de 60 anos ou obesidade, diabetes ou qualquer doença cardíaca grave. A pesquisa foi conduzida em mais de 170 países, incluindo o Brasil, onde foi feita em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São José do Rio Predo e Bento Gonçalves.

A médica Márcia Abade afirmou que, agora, a MSD quer enviar, o quanto antes, o pedido de uso do Molnupiravir para as agências reguladoras, como a Anvisa, aqui no Brasil, e o FDA, nos Estados Unidos.

De acordo com a farmacêutica, o remédio “demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu”. A empresa espera produzir comprimidos para tratar de 10 milhões de pessoas até o fim deste ano. E manter a produção para o ano que vem.

O infectologista Julival Ribeiro lembra que, até agora, as pesquisas sobre remédios focam nos tratamentos para a covid-19. E que a vacinação é a melhor forma de prevenir o contágio.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até agora, mais de 90 milhões de brasileiros já concluíram a vacinação contra a covid19.

*Com produção de Dayana Vítor

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo