A farmacêutica dos Estados Unidos MSD, também conhecida como Merk, apresentou nesta sexta-feira um novo remédio contra covid-19. De acordo com a empresa, o Molnupiravir é um comprimido antiviral que reduz pela metade o risco de hospitalização e morte nas pessoas contaminadas pelo coronavírus, em casos leves e moderados.
A diretora médica da MSD Brasil, Márcia Abade, contou como o medicamento funciona.
Mais de 750 voluntários adultos participaram dos estudos clínicos de fase 3. Metade tomou o Molnupiravir e a outra metade uma substância sem efeito, chamada de placebo. Dos voluntários que tomaram o remédio, 7,3% foram hospitalizados ou morreram, enquanto entre os que tomaram placebo o índice de internação e morte chegou a 14,1%.
Todos os voluntários tinham 18 anos ou mais, testaram positivo para covid-19 e estavam com sintomas há, no máximo, cinco dias. Eles também apresentavam um fator de risco para o agravamento da doença, como ter mais de 60 anos ou obesidade, diabetes ou qualquer doença cardíaca grave. A pesquisa foi conduzida em mais de 170 países, incluindo o Brasil, onde foi feita em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, São José do Rio Predo e Bento Gonçalves.
A médica Márcia Abade afirmou que, agora, a MSD quer enviar, o quanto antes, o pedido de uso do Molnupiravir para as agências reguladoras, como a Anvisa, aqui no Brasil, e o FDA, nos Estados Unidos.
De acordo com a farmacêutica, o remédio “demonstrou eficácia consistente nas variantes virais Gama, Delta e Mu”. A empresa espera produzir comprimidos para tratar de 10 milhões de pessoas até o fim deste ano. E manter a produção para o ano que vem.
O infectologista Julival Ribeiro lembra que, até agora, as pesquisas sobre remédios focam nos tratamentos para a covid-19. E que a vacinação é a melhor forma de prevenir o contágio.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, até agora, mais de 90 milhões de brasileiros já concluíram a vacinação contra a covid19.
*Com produção de Dayana Vítor