Vazante dos rios e o alerta para o aumento de casos de doenças de veiculação hídrica. As doenças de veiculação hídrica são aquelas causadas por água contaminada ou não tratada. E as mais notificadas segundo Débora Rátik, acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas- UEA, são a Hepatite A, cólera, febre Tifoide, diarreia e amebíase. Débora chama a atenção para olhos e pele amareladas.
E para evitar ser acometido por essas doenças, é fundamental lavar corretamente os alimentos, explicou Leuner Santos, estudante de enfermagem. Segundo ele, é importante sempre ferver a água para utilizar em qualquer alimento.
Ana Paula, estagiária de Medicina, informou que os casos de doenças de veiculação hídrica têm diminuído, mais lentamente, e que uma outra importante maneira de prevenção são as vacinas e a educação em saúde. Segundo ela, é fundamental fazer com que os casos diminuam.
Ana, disse que em agosto, o município de Tabatinga, no Amazonas, registrou 12 casos de Hepatite A, doença que tem grande relação com alimentos ou água não tratada. Além da Hepatite A, a doença de maior incidência no município, é o rotavírus, um vírus capaz de causar uma série de problemas gastrointestinais, responsável pela DDA, doença diarréica aguda.
A Secretaria Municipal de Saúde, informou que semanalmente, tem distribuído hipoclorito de sódio as famílias da Zona Urbana, e aos ribeirinhos prestado atendimento através da UBS-fluvial.