Mortalidade infantil pode aumentar em casos de cesáreas sem prescrição

Publicado em 15/10/2021 - 12:12 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O risco de mortalidade infantil pode crescer 25% nos casos de partos cesáreos sem indicação médica. É o que diz um estudo liderado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde, que é vinculado a Fiocruz.

A pesquisa analisou 17 milhões de nascimentos no Brasil ocorridos entre 2012 e 2018, usando dados do Ministério da Saúde. O estudo identificou que o grupo com baixa indicação para cesariana teve o risco de mortalidade infantil aumentado em 25% se comparado com as crianças que nasceram de parto normal.

Por outro lado, os nascimentos com indicação médica para a cesariana foram associados com a redução de óbitos, evidenciando a importância do parto cesáreo quando há indicação médica, como destacou a pesquisadora responsável pelo estudo, Enny Paixão.

Enny Paixão, que é médica epidemiologista, enumerou algumas hipóteses que podem explicar esse aumento da mortalidade infantil nos casos de cesárea sem indicação, entre elas, a ausência do contato do bebê com a flora bacteriana vaginal.

A pesquisa identificou ainda que no caso de mães com uma cesariana anterior, não houve diferença na mortalidade infantil em comparação com o parto normal.

A cesárea costuma ser indicada nos casos de bebês que não apresentam a posição cefálica, ou seja, quando a cabeça está virada para baixo, ou em caso de gêmeos e também de prematuros.

A mãe de três filhos e dona de casa Janaina Oki de Carvalho teve dois partos normais e uma cesária. Segundo ela, apesar dos problemas causados pela cirurgia, foi o procedimento que salvou a filha dela.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a porcentagem de cesáreas deve ser de 15% do total de partos. Mas, o Brasil é o segundo país no ranking das cesarianas, com 56% do total de nascimentos sendo feitos por meio desse procedimento. Na rede privada chega a ser quase nove cesáreas para cada 10 nascimentos.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo