Universidade Estadual do RJ inaugura novo Hospital Universitário

Publicado em 04/10/2021 - 15:03 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, vai inaugurar uma nova unidade de saúde na Região dos Lagos. O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, já está com as instalações prontas e suas equipes profissionais passarão a próxima semana em atividades de treinamento. A inauguração está prevista para a semana do dia 11 de outubro, em data a ser divulgada.

O Hospital funcionará com cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19 para a população da Região, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença.

A nova unidade de saúde era incorporada à rede privada e estava desativada desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado possibilitou a reabertura do estabelecimento.

Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor da Uerj, Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde.

O reitor da universidade, Ricardo Lodi, falou da importância de expandir a abrangência da UERJ e dos serviços que ela presta à população. Segundo ele, esse é um projeto da universidade para levar educação superior, pesquisa e extensão para a população do Rio de Janeiro.

A nova unidade vai se somar a outras duas administradas pela UERJ, consideradas importantes para o sistema de saúde do Rio de Janeiro.

A universidade é responsável pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, uma estrutura com 560 leitos e 16 salas cirúrgicas, capaz de realizar cirurgias em mais de 60 especialidades médicas.

A UERJ também administra a Policlínica Piquet Carneiro, através de gestão compartilhada  com Ministério da Saúde, considerada maior posto de assistência médica da América Latina, oferecendo à população 23 especialidades. Lá são atendidos, em média, 30 mil pacientes por mês.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo