A UERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, vai inaugurar uma nova unidade de saúde na Região dos Lagos. O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, em Cabo Frio, já está com as instalações prontas e suas equipes profissionais passarão a próxima semana em atividades de treinamento. A inauguração está prevista para a semana do dia 11 de outubro, em data a ser divulgada.
O Hospital funcionará com cerca de 50 leitos, priorizando tanto o atendimento à Covid-19 para a população da Região, quanto o tratamento das sequelas causadas pela doença.
A nova unidade de saúde era incorporada à rede privada e estava desativada desde dezembro de 2020. Uma parceria com o Governo do Estado possibilitou a reabertura do estabelecimento.
Para marcar a transferência da rede privada para a pública, o novo hospital presta homenagem ao médico sanitarista e ex-reitor da Uerj, Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social da Universidade e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde.
O reitor da universidade, Ricardo Lodi, falou da importância de expandir a abrangência da UERJ e dos serviços que ela presta à população. Segundo ele, esse é um projeto da universidade para levar educação superior, pesquisa e extensão para a população do Rio de Janeiro.
A nova unidade vai se somar a outras duas administradas pela UERJ, consideradas importantes para o sistema de saúde do Rio de Janeiro.
A universidade é responsável pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto, uma estrutura com 560 leitos e 16 salas cirúrgicas, capaz de realizar cirurgias em mais de 60 especialidades médicas.
A UERJ também administra a Policlínica Piquet Carneiro, através de gestão compartilhada com Ministério da Saúde, considerada maior posto de assistência médica da América Latina, oferecendo à população 23 especialidades. Lá são atendidos, em média, 30 mil pacientes por mês.