Brasil já realizou oito transplantes de pulmão devido a covid-19

Publicado em 16/11/2021 - 09:00 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil já realizou oito transplantes de pulmão em pacientes acometidos pela covid-19. Três deles no Instituto do Coração de São Paulo, quatro no Hospital Israelita Albert Einstein e um na Santa Casa de Porto Alegre, a maior parte pelo SUS.

Para entender sobre esse procedimento raro, conversamos com o cirurgião Marcos Samano, coordenador médico do Albert Einstein.  O especialista explica que transplantes pulmonares normalmente são realizados para doenças pulmonares crônicas, que evoluem com necessidade de oxigênio suplementar, sem um tratamento de base disponível. 

No caso da covid-19, o transplante é indicado porque a doença acomete os pulmões de maneira aguda, ou seja, de forma súbita e de rápida evolução; o paciente tem lesão pulmonar irreversível e ao mesmo tempo está em situação grave, muitas vezes precisando de suporte como intubação.    

Diante do aumento de pacientes com esse tipo de acometimento e sem uma diretriz nacional, o Hospital Albert Einstein elaborou critérios para pacientes aptos para o transplante de pulmão.

Marcos Samano ressalta que o tempo médio de espera para um transplante de pulmão no país é de dois anos. Além da alta demanda, muitos doadores de pulmão estão intubados e sob ventilação mecânica, o que pode infectar o órgão antes do transplante. O médico explica que no caso de pacientes acometidos pela covid, critérios de priorização precisam ser discutidos, levando em consideração as condições clínicas dos candidatos. 

A reabilitação do paciente após um transplante pulmonar pós-covid é o principal desafio destacado pelo dr. Samano, em virtude do longo período de internação em UTI antes do procedimento. Além disso, a presença de anticorpos contra enxertos torna o procedimento até dez vezes mais complexo do que numa condição habitual.

Das oito cirurgias realizadas no país, quatro pacientes não resistiram. Algumas mortes aconteceram 30 dias após os transplantes de pulmão por outras complicações da covid-19.

Com produção de Michelle Moreira

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo