Brasil não registrou mortes de gestantes por covid-19 na última semana

Publicado em 18/11/2021 - 15:50 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há uma semana o Brasil não tem notificação de mortes causadas por covid entre gestantes e puérperas, mulheres que deram à luz há até 45 dias. Desde o início da pandemia, foram registradas 1.926 mortes maternas, quase 12% das infectadas com o coronavírus. As informações são do boletim semanal do Observatório Obstétrico Brasileiro.

Outra boa notícia é que cinco meses depois que as gestantes e puérperas foram incluídas no grupo prioritário da vacina contra covid-19, a letalidade da doença nessa população foi de 1% na segunda semana de outubro, a menor desde o início da pandemia. Em março deste ano, a mortalidade chegou a 14% nesse público. Para se ter uma ideia, a taxa de mortalidade média atual, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, é de uma morte a cada 50 casos diagnosticados.

A coordenadora do Observatório Obstétrico Brasileiro, Agatha Rodrigues, diz que pandemia foi mais letal para a população materna.

O Observatório aponta ainda o avanço da vacinação como responsável direto pela redução no número de óbitos. Quase 780 mil gestantes e puérperas estão completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única. A coordenadora Ágatha Rodrigues aponta que 84% das gestantes que morreram de covid não estavam vacinadas.

Outro dado do Observatório Obstétrico Brasileiro revela ainda que, desde o início da pandemia, uma a cada cinco gestantes e puérperas mortas por covid-19 não teve acesso a unidades de terapia intensiva.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Saúde vai distribuir 6 milhões de doses da CoronaVac para crianças

Após a Anvisa autorizar o uso do imunizante por crianças e adolescentes de seis a 17 anos, agora a meta é vacinar pelo menos 10% desse público em cada estado.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil contra a covid completa uma semana no Brasil

Ainda não há um balanço oficial que reúna os dados de todos estados de quantas crianças foram vacinadas até agora.

Baixar arquivo
Geral

Brasileiro desperdiça 60 quilos de comida por ano, diz Embrapa

Em muitos casos, isso acontece porque as pessoas não sabem utilizar integralmente frutas, verduras, legumes, ou até mesmo aquele alimento já cozido que fica esquecido no fundo da geladeira.

Baixar arquivo
Economia

Empresas podem regularizar débitos no Simples Nacional até 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional decidiu nesta sexta-feira prorrogar por dois meses a medida que valeria até 31 de janeiro.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 160 mil chaves Pix foram vazadas, confirma Banco Central

Os códigos pertencem ao banco digital Acesso Soluções de Pagamento. No comunicado, o Banco Central explicou que o vazamento ocorreu por causa de falhas pontuais nos sistemas de segurança do banco.

Baixar arquivo
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo