Há uma semana o Brasil não tem notificação de mortes causadas por covid entre gestantes e puérperas, mulheres que deram à luz há até 45 dias. Desde o início da pandemia, foram registradas 1.926 mortes maternas, quase 12% das infectadas com o coronavírus. As informações são do boletim semanal do Observatório Obstétrico Brasileiro.
Outra boa notícia é que cinco meses depois que as gestantes e puérperas foram incluídas no grupo prioritário da vacina contra covid-19, a letalidade da doença nessa população foi de 1% na segunda semana de outubro, a menor desde o início da pandemia. Em março deste ano, a mortalidade chegou a 14% nesse público. Para se ter uma ideia, a taxa de mortalidade média atual, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, é de uma morte a cada 50 casos diagnosticados.
A coordenadora do Observatório Obstétrico Brasileiro, Agatha Rodrigues, diz que pandemia foi mais letal para a população materna.
O Observatório aponta ainda o avanço da vacinação como responsável direto pela redução no número de óbitos. Quase 780 mil gestantes e puérperas estão completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única. A coordenadora Ágatha Rodrigues aponta que 84% das gestantes que morreram de covid não estavam vacinadas.
Outro dado do Observatório Obstétrico Brasileiro revela ainda que, desde o início da pandemia, uma a cada cinco gestantes e puérperas mortas por covid-19 não teve acesso a unidades de terapia intensiva.
![Petrobras/Divulgação Colômbia 05/12/2024 Petrobras descobre reservatório de gás natural na Colômbia. Mapa mostra localização do novo poço de gás natural Foto: divulgação/Petrobras](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP) 03/09/2024 Movimento no comércio de São Paulo na rua 25 de Março, após o anúncio do aumento do PIB. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Dias Toffoli durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Brasília- 05/12/2024 Câmara aprova regime de urgência para duas propostas do ajuste fiscal. Foto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução/Coletivo Fala Akari Rio de Janeiro 05/12/2024 A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou o Estado brasileiro por responsabilidade no desaparecimento forçado de 11 jovens afrodescendentes na favela de Acari, no Rio de Janeiro, em 1990. Reprodução/Coletivo Fala Akari](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)