A prefeitura de Catanduva, no interior de São Paulo, começou esta semana a testagem sorológica em crianças entre 9 a 11 anos para averiguar a quantidade de alunos da rede municipal que tiveram contato com o coronavírus.
O teste é simples e é realizado com uma gota de sangue da digital da criança. O resultado sai na hora, mas é necessária a autorização dos pais.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Natália Costa, explica que a prefeitura recebeu doação de 2.000 mil testes sorológicos e optou por utilizá-los para testagem nas crianças da rede municipal de ensino, uma vez que as aulas retornaram recentemente ao 100% presencial.
Ainda de acordo com Natalia, a meta é testar os cerca de 700 estudantes, abaixo de 12 anos, das 5 escolas municipais como forma de traçar estratégias para conter o vírus.
Dos 60 testes realizados nessa segunda-feira, primeiro dia de testagem, 12 deram positivo para o Igg, indicando que a criança teve contato com o vírus, mas que não tem mais o vírus ativo. Caso haja crianças com Igm ativo, ela será encaminhada ao serviço de saúde para realização de teste de antígeno e medidas de isolamento serão também adotadas para conter a disseminação.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)