Dengue: Vacina desenvolvida pelo Butantan está na fase 3 de testes

Publicado em 23/11/2021 - 14:40 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan já está no fim da fase 3 de testes, que é a aplicação e o acompanhamento da eficácia do imunizante em cerca de 17 mil voluntários. Há previsão de que essa fase do estudo seja concluída em 2024, com a divulgação de seus resultados. Em seguida, com a aprovação da Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – o imunizante poderá ser disponibilizado à população em geral.

A vacina desenvolvida utiliza a técnica do vírus enfraquecido, que induz a produção de anticorpos, sem causar a doença; será tetravalente, protegendo contra os quatro tipos de dengue; e será aplicada em apenas uma dose. 

A atenuação do vírus foi feita pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, um dos parceiros do Butantan no desenvolvimento da vacina.

Alexander Precioso, diretor de Farmacovigilância do Butantan, falou da importância de haver uma vacina contra a dengue, uma vez que a doença já é considerada um problema de saúde mundial pela OMS.

Além da vacina, os pesquisadores lembram que é importante manter as medidas de prevenção da proliferação do mosquito, como evitar deixar água parada em ambientes externos, os principais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o último boletim de arboviroses do Ministério da Saúde, este ano o país já registrou mais de 491 mil casos de dengue, com 209 óbitos. Já a OMS estima que 390 milhões de pessoas no mundo se infectem pela doença por ano.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo