Dengue: Vacina desenvolvida pelo Butantan está na fase 3 de testes

Publicado em 23/11/2021 - 14:40 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan já está no fim da fase 3 de testes, que é a aplicação e o acompanhamento da eficácia do imunizante em cerca de 17 mil voluntários. Há previsão de que essa fase do estudo seja concluída em 2024, com a divulgação de seus resultados. Em seguida, com a aprovação da Anvisa – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – o imunizante poderá ser disponibilizado à população em geral.

A vacina desenvolvida utiliza a técnica do vírus enfraquecido, que induz a produção de anticorpos, sem causar a doença; será tetravalente, protegendo contra os quatro tipos de dengue; e será aplicada em apenas uma dose. 

A atenuação do vírus foi feita pelo Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, um dos parceiros do Butantan no desenvolvimento da vacina.

Alexander Precioso, diretor de Farmacovigilância do Butantan, falou da importância de haver uma vacina contra a dengue, uma vez que a doença já é considerada um problema de saúde mundial pela OMS.

Além da vacina, os pesquisadores lembram que é importante manter as medidas de prevenção da proliferação do mosquito, como evitar deixar água parada em ambientes externos, os principais criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com o último boletim de arboviroses do Ministério da Saúde, este ano o país já registrou mais de 491 mil casos de dengue, com 209 óbitos. Já a OMS estima que 390 milhões de pessoas no mundo se infectem pela doença por ano.

Edição: Sâmia Mendes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo