Fiocruz: grandes eventos são seguros só com 80% da população vacinada

Entidade alerta que atualmente apenas 55% está totalmente imunizada

Publicado em 04/11/2021 - 21:35 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O novo Boletim Observatório Covid-19  da Fiocruz defende cautela na retomada de eventos sociais com aglomeração. A publicação divulgada nesta quinta-feira (04) avalia que essas medidas têm levado em conta apenas o percentual de adultos completamente vacinados. Para os pesquisadores do Observatório, é fundamental que se atinja o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total.

Segundo o Boletim, essa cobertura vem aumentando no país alcançando atualmente 55% da população total, ainda distante do patamar ideal. Há também uma quantidade expressiva de pessoas que precisam retornar para tomar a segunda dose.

Com isso, o pesquisador Raphael Guimarães afirma que ainda é preciso manter as medidas de prevenção à Covid. Guimarães alerta também que o pais não deve se precipitar nas medidas de flexibilização para evitar o crescimento dos números como vem ocorrendo na Europa.

De acordo com o boletim da Fiocruz, o cenário brasileiro ainda é de estabilidade nas taxas de transmissão do coronavírus. Na semana entre os dias 24 e 30 de outubro, foram notificados 11.500 casos e 320 óbitos diários, em média.

Os números representam redução de 0,7% ao dia nos registros de casos e uma menor velocidade de redução do número de óbitos no país. A taxa atualmente está em 0,4% depois de 14 semanas de redução acelerada e sustentada.

Embora o registro de casos e de óbitos por Covid se mantenha em trajetória descendente, a taxa de positividade dos diagnósticos permanece alta, o que pode ser atribuído, de acordo com o boletim, à exposição ao vírus e à presença das pessoas fora de casa.

O boletim mostra ainda que  a ocupação de leitos de UTI Covid no SUS se mantem em patamares inferiores a 50% na maior parte das Unidades da Federação. O único estado na zona de alerta intermediário é o Espírito Santo, com 67%.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo