Queiroga reforça que vacinação é a principal arma contra a covid-19

Publicado em 29/11/2021 - 10:07 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O mundo está em alerta com o surgimento da nova variante do coronavírus: a Ômicron. Aqui no Brasil, em reunião de trabalho nesse domingo (28), o  ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reafirmou que a principal arma contra a covid-19 é a vacinação.

"Gostaria de tranquilizar todos os brasileiros, porque os cuidados com essa variante são os mesmos cuidados com as outras variantes. E a principal arma que nós temos para enfrentar essas situações é a nossa campanha de imunização. O Brasil, como vocês sabem, vai muito bem: nós já distribuímos mais de 372 milhões e doses de vacina e dessas, 308 milhões já foram aplicadas nos brasileiros. É por isso que hoje vivemos um cenário epidemiológico de maior tranquilidade".

Presente ao encontro, o  secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que o país está preparado para essa nova cepa. No entanto, reforçou que as medidas de proteção, como uso de máscara e distanciamento, devem ser mantidas.

"E que mantenhamos as chamadas medidas não-farmacológicas: evitarmos aglomerações fúteis, a higienização das mãos, o álcool em gel, a etiqueta respiratória e consequentemente, avançarmos cada vez mais para garantirmos o patrimônio epidemiológico adequado que nós estamos agora (...) para que possamos manter o nosso patrimônio epidemiológico que nós conquistamos nesses últimos tempos e garantir a segurança da população brasileira".

E a partir desta segunda-feira (29), por recomendação da Anvisa,  o governo federal restringe e entrada de passageiros vindos da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

*com informações da Agência Brasil

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo