Combate e prevenção ao câncer de pele foram afetados pela pandemia

Publicado em 12/12/2021 - 09:46 Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O câncer de pele é o tumor de maior incidência no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano. A boa noticia é que quando descoberto no início tem mais de 90% de chance de cura.

Dados apresentados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, no entanto, apontam uma realidade preocupante para os esforços de prevenção e combate ao câncer de pele no país. A Análise nacional indica que, de forma geral, os serviços de combate e prevenção ao câncer de pele foram comprometidos pela pandemia de Covid-19. 

Estima-se que, ao longo de 2020, mais de 17 mil diagnósticos relacionados ao câncer de pele deixaram de ser realizados em todo o país, o que significa uma queda de aproximadamente 25% em comparação a 2019. Só no Rio de Janeiro, no momento mais crítico da pandemia de Covid-19, foram realizados 522 diagnósticos a menos do que no ano anterior  

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a retração é por conta do medo de contaminação pelo coronavírus em ambientes ambulatoriais ou hospitalares.

A divulgação desses números coincide com o início da campanha Dezembro Laranja, promovida desde 2015 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e que serve de alerta e reforça, junto à população, sobre os cuidados em relação à doença. 

Especialistas afirmam que pessoas de pele clara, com pintas e manchas, e idosos, estão mais propensas a desenvolver a doença. O dermatologista Guilherme Gadens, do Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca que a exposição excessiva ao sol também pode desencadear câncer de pele.

Este ano, com o slogan Adicione mais fator de proteção ao seu verão, a campanha Dezembro Laranja chama a atenção dos brasileiros sobre a necessidade de conjugar a prevenção à covid-19 com os cuidados na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces de outras doenças.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia ressalta que é preciso fazer tudo para deixar o coronavírus bem longe, mas sem esquecer que além dele é preciso cuidar de outros aspectos de nossa saúde, como o câncer de pele.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo