Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Publicado em 03/12/2021 - 19:06 Por Carolina Lima - Repórter TV Brasil - Brasília

Pelo menos 30 países até agora notificaram casos confirmados da variante Ômicron, inclusive o Brasil. A informação é de autoridades de saúde de onde as infecções foram detectadas.

Por parecer ter uma maior facilidade de transmissão, essa nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul, por exemplo, como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. O virologista Bergman Ribeiro, que é um dos pesquisadores da Universidade de Brasília que tem feito o sequenciamento do genoma das novas cepas que circulam no Distrito Federal ,explicou porque as mutações da Ômicron têm gerado preocupação. 

Mas apesar dessas mutações presentes na variante Ômicron, Bergman Ribeiro diz que não há motivo para pânico. E ressalta porque as vacinas são tão importantes no enfrentamento da pandemia.

Para reforçar o combate ao vírus, é importante manter o uso de máscaras e lavar sempre as mãos ou usar o álcool em gel.

Edição: Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo