No Brasil, 80% das crianças consomem ultraprocessados com frequência

Publicado em 11/12/2021 - 15:46 Por Pâmela Gomes - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio de instituições do Rio de Janeiro, além de universidades federais do Brasil, revelou que 80% das crianças brasileiras de até cinco anos costumam consumir alimentos ultraprocessados com frequência, como biscoitos e refrigerantes. A pesquisa faz parte do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI). A pesquisadora do ENANI e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, Elisa Maria de Aquino, fala sobre o resultado do estudo.

Para o levantamento da pesquisa, foram realizadas visitas domiciliares em 123 municípios brasileiros, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, com um total de 14.558 crianças menores de cinco anos. Ainda segundo a pesquisa, o consumo dos alimentos ultraprocessados também faz parte da rotina de bebês menores de dois anos, considerado um grupo que menos ingere frutas e hortaliças. Elisa Maria de Aquino, pesquisadora do ENANI e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ, comenta o índice de consumo de alimentos ultraprocessados.

Os dados mostram que apenas 22,2% das crianças brasileiras de seis a 23 meses são alimentadas preferencialmente com vegetais e frutas, em detrimento de produtos industrializados. Os resultados do ENANI mostram que a alimentação das crianças brasileiras está distante das recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo