Pesquisa da USP indica perigo no manuseio inadequado de alimentos

Publicado em 16/12/2021 - 15:12 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

De acordo com pesquisa realizada por professores do Centro de Pesquisa de Alimentos da USP, uma parcela significativa da população não adota medidas de higiene e manuseio adequadas ao prepararem seus alimentos na cozinha.

E isso traz consequências sérias. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, entre os anos 2000 e 2018, foram registrados mais de 247 mil casos de doenças transmitidas por alimentos, com 195 mortes.

A pesquisa da USP foi realizada entre setembro de 2020 e abril de 2021 com mais de 5 mil brasileiros de todos os estados do país e analisou a temperatura de geladeiras de 216 residências. O estudo revela que 46,3% dos entrevistados relataram o hábito de lavar as carnes na pia da cozinha e que 24,1% costumam consumir carnes mal cozidas. Outros 31,3% falaram que tem o hábito de lavar as verduras apenas em água corrente, todas essas práticas podem trazer riscos à saúde.

O coordenador da pesquisa, o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Uelinton Manoel Pinto, falou que o objetivo não é trazer alarmismo à população, mas sim conhecimento para melhorar as práticas cotidianas de manuseio de alimentos. Ele citou, por exemplo, o que deve ser evitado ao manusear carnes.

Outra coisa que a grande maioria das pessoas não lembra: 81% relataram que não tem o hábito de utilizar sacolas térmicas para carregar adequadamente alimentos frios ou congelados no trajeto do supermercado para casa. Uma importante medida para preservar os alimentos, considerando que há locais no país em que a temperatura ambiente supera os 30º C.

Quem quiser orientação sobre o armazenamento correto de alimentos na geladeira, entre outras, pode encontrar no site alimentossemmitos.com.br.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo