logo Radioagência Nacional
Saúde

Anvisa recomenda suspensão de navios de cruzeiro

Baixar
Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional
13/01/2022 - 16:36
Brasília

As viagens em navios de cruzeiro podem ser suspensas, nesta temporada, por causa do aumento acelerado de casos de covid nas embarcações. A recomendação é da Anvisa e foi encaminhada nessa quarta-feira ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República, após os casos de covid a bordo aumentarem cerca de 40 vezes do natal pra cá.

Entre primeiro de novembro e 25 de dezembro do ano passado, início da temporada, foram 31 casos a bordo. Mas, de 26 de dezembro a 6 de janeiro de 2022, esse número saltou para mais de 1100 casos, 37 vezes mais que no período anterior. Das cinco embarcações em operação no Brasil, três estão classificadas pela Anvisa no nível 4, sinalizando alerta para disseminação da doença.

O engenheiro Josias Guimarães sentiu de perto o problema. No dia 26 de dezembro, ele embarcou no cruzeiro Splendida com a namorada, Danielle Rodrigues. Ele relata que o casal foi removido para uma cabine externa, depois que uma das pessoas que estavam em uma refeição com eles testou positivo. No dia seguinte, ele notou que outras pessoas foram enviadas a essas cabines, e percebeu que a situação começou a ficar fora de controle.

O engenheiro ficou indignado quando percebeu que a maior parte dos casos positivos era registrado entre a tripulação. Segundo Josias, a empresa ofereceu a remarcação da viagem para 2023, mas ele optou pelo reembolso. Enquanto durar a pandemia de covid, o casal não se sente seguro de embarcar em uma viagem de navio.

O protocolo sanitário da Anvisa para o embarque, desembarque e transporte de turistas em embarcações de cruzeiros marítimos prevê monitoramento constante da saúde dos viajantes a bordo, incluindo a realização de testagem de passageiros e tripulantes no decorrer da viagem.

x