logo Radioagência Nacional
Saúde

Após aumento de casos de covid-19, Rio abre mais postos de testagem

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
07/01/2022 - 11:29
Rio de Janeiro

A disparada de casos de covid-19 no estado do Rio de Janeiro, principalmente na capital, nas últimas duas semanas, fez as autoridades de saúde do estado e do município aumentarem a testagem para a população. Somente nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde abriu seis unidades, em estruturas anexas às UPAs de vários bairros do Rio. E a prefeitura abriu mais um centro de atendimento a pacientes com síndrome gripal e para a realização de teste para a covid-19.

Agora já são seis unidades do município. Nos próximos dias, outros dois centros entrarão em funcionamento em Guaratiba e na Ilha do Governador. Ao todo, a população do Rio pode fazer o teste de covid-19 gratuito em 12 pontos.

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, que atribui o aumento dos casos de covid-19 à circulação da variante Ômicron, destaca que a ideia é diagnosticar a pessoa infectada para que ela possa fazer o isolamento social e não espalhar o vírus. E alertou para a necessidade das pessoas completarem o esquema vacinal contra a doença.

A secretaria de Saúde do Rio informou que tem em estoque cerca de 400 mil testes para covid-19. Todas as unidades da rede estão abastecidas para atender a população.

Somente nesta semana, quatro pessoas em cada dez testaram positivo para a covid-19. Trinta e três pessoas estão internadas em hospitais da rede.

x