Caderneta da Criança vai ajudar na indicação de risco para autismo
A partir de março serão distribuídas em todo o país a versão impressa da 3ª edição da Caderneta da Criança. A edição de 2022 para as crianças que nasceram a partir de março traz um formulário especial que ajuda na indicação de um possível risco da criança para o transtorno do espectro autista (TEA).
A facilidade vem por meio de um questionário usado mundialmente, que deve ser respondido pela família junto com o profissional de saúde a partir da idade de um ano e quatro meses, como explica Janini Ginani, coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Ela alerta ainda que esse formulário não determina o diagnóstico.
A Caderneta da Criança traz outras informações além da saúde, como dicas para o estímulo precoce à leitura.
O documento detalha ainda o calendário de imunização nacional para as crianças. Em relação à vacinação, a secretária destaca que é importante que os pais atualizem as vacinas, principalmente no contexto da pandemia.
As famílias não precisam trocar a caderneta para a nova versão. A antiga segue atualizada e pode continuar sendo utilizada. O novo documento é para as novas crianças a partir de março de 2022.