Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Informação é do último boletim da Fiocruz divulgado neste sábado (15)

Publicado em 15/01/2022 - 17:57 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Nesse período, o número de registros da doença respiratória passou de 5 mil e seiscentos para 13 mil. O aumento dos casos contabilizados no país consta no último boletim InfoGripe, divulgado neste sábado (15) pela Fundação Oswaldo Cruz.

Os números indicam que o crescimento foi consequência tanto da epidemia de gripe quanto pela retomada de casos de covid-19, provocada pela variante ômicron. No caso do coronavírus, a velocidade com que a doença se espalhou na população cresceu semanalmente de 4% para 30%, segundo a Fiocruz. 

O boletim mostra que em todas as faixas etárias houve aumento de casos associados ao vírus Influenza A em novembro e dezembro. No entanto, os dados relativos ao final de dezembro e à primeira semana de janeiro apontam para a retomada do cenário de predomínio da Covid-19.

Das 27 unidades federativas, 25 apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo, que analisa as últimas seis semanas. O estado do Rio de Janeiro, embora mostre estabilidade quando se leva em conta esse período, tem indícios de crescimento de curto prazo. Apenas Roraima mostrou sinal de estabilidade em ambas as tendências. 

O boletim da Fiocruz sugere que o cenário de aumento de casos graves de influenza e de Covid-19 pode ter relação com as festas de fim de ano, o que reforça a necessidade de manter as medidas que evitam a propagação de vírus.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo